A 3ª sessão itinerante ocorreu na tarde dessa sexta-feira (29), no Assentamento Dom Expedito (CAPESA), está situado no setor sul do Município de Santa Terezinha (PB). Antes de abrir a sessão, a palavra foi concedida aos representantes do Assentamento, o Presidente da Associação Zé Lagoa e Senhora Francisca Félix, que listaram as reivindicações da comunidade como; recuperação da barragem da Capesa e passagem molhada do Curinthians, ginásio de esporte e academia de saúde.
O Presidente Francisco Bezerra (PSB) abriu os trabalhos da sessão ordinária às 16h 45. Faltaram os vereadores Salomão, Lidianny e Zé Nilton, mas justificaram as ausências.
Quem primeiro usou a tribuna foi o Vereador Lila (PSB), que destacou alegria de está na Comunidade, onde teve um grande apoio para sua eleição, em 2016, agradeceu apoio recebido. Apresentou dois requerimentos; um que pedi arborização na estrada do Assentamento Dom Expedito e outro, sobre as reformas do Posto Médico e da Escola da Comunidade.
A Vereadora Célia Nicácio, (PSB) apresentou votos de pesar às famílias de Lúcia Nunes e Antônio Epitácio. Disse que acredita muito nos assentamento como fonte de sobrevivência para o município. Confirmou que o Assentamento pode conta com seu apoio nas reivindicações citadas.
O parlamentar Menon Ayres (PROS), registrou a perca precoce de sua cunhada Lúcia. Quanto ao problema da barragem da Capesa, falou que conhece bem e, que precisa fazer o reparo no balde e também realizar uma limpeza, pois ela está muito aterrada.
Comentou a critica da prefeita Terezinha de Afonso (PSDB), fez a ele, na Rádio Conexão de Santa Terezinha-PB. Segundo ela, Menon, era vice-prefeito da gestão passada, e não dizia nada, mas Menon, respondeu que não tinha poder de decisão. Continuou dizendo, que a gestora faltou com a verdade, “ela disse que colocou dinheiro do seu bolso, porém nos balancetes constam gastos de 2.700 reais com feiras, foram beneficiadas 24 famílias, com cestas básicas”, afirmou o vereador.
Menon garante que está havendo uma má distribuição das feiras, pois têm famílias que possui casa própria e, recebendo ajuda, já outras famílias com 7 e 8 filhos sem casa e não receber nada, falta critério, ou então, a Assistente Social não conhece as pessoas do Município ?
Relatou que ônibus continua indo muito cheio pra Patos com os estudantes, teve dia de ir 32 pessoas em pé. Afirmou as coisas erradas vai continuar criticando, pois o povo nos cobra isso. Quanto à farmácia básica não pode faltar medicamentos, pois chegaram 500 mil reais, para saúde do Município. Por fim, parabenizou o deputado Hugo Motta, que liberou as verbas da UBS e vai liberar do Mercado de Artesanato, obras conseguidas pelo ex- prefeito de Arimatéia Camboim. Garantiu que seu compromisso é com o povo, e não com partido.
O Vereador Pedro Sopa (PSDB), justificou a ausência na sessão do dia 15 de setembro. Disse que apoia as reinvindicações dos moradores do assentamento. Os moradores pediram o conserto de uma barragem, ginásio esportivo, academia de saúde e a construção de uma passagem molhada no açude do Curinthians.
O parlamentar rebateu as declarações do vereador Menon (PROS) que foram ditas em sessão no dia 15 de setembro, quando o seu colega falou que a Administração Municipal estava caminhando para o abismo. Pedro afirmou que no mês de janeiro, a prefeita assumiu o mandato com ruas cheias de buracos, ruas sem iluminação pública, falta de remédios, e o coveiro não tinha nenhum material para fazer o seu trabalho.
Sopa comunicou que a prefeita está tirando o município do abismo, as secretarias estão funcionando com carros a disposição da população e os serviços básicos estão sendo executados. Afirmou que se a gestão municipal tivesse no abismo, teria abandonado o apoio à prefeita porque não compactua com práticas erradas. Por fim apresentou um requerimento, que pedi reforma nos postos médicos da zona rural dos sítios Santana e Quixaba.
O Presidente Francisco Bezerra (PSB) fez um pequeno relato de sua trajetória de vida pública, até chegar à Câmara. Agradeceu o apoio do povo Capesa nas eleições de 2016. Disse que pensa na política como ‘sacerdócio’, ou seja, para servir o povo.
Discorreu com entusiasmo sobre um projeto seu, que resgata a história politica do município nos períodos de 1962- 1992, pois não se há registro na Câmara Municipal dessa época. Vou entregar esse projeto no aniversário da cidade, em 22 de Dezembro.
Cobrou da gestão a recuperação das estradas dos sítios; Capoeira, Mesquita e Santo Estevão e a estrada que ligam os dois assentamentos de Dom Expedito e Nego Fuba. Pediu que fichas médicas destinadas ao pessoal dos sítios, pois muitas vezes chegam à cidade e não tem mais vagas. Sugeriu um à Comunidade um Abaixo-assinado, para resolver o problema da barragem da Capesa.
Agradeceu a Secretária de Estado Desenvolvimento Humano, Cida Ramos, que atendeu ao pedido do vereador Edcarlos, mas que teve um reforço dos colegas, Salomão, Menon e dele, para implantação do Cartão Alimentação no município, serão beneficiadas 65 famílias. Por fim, apresentou um requerimento que pedi a conclusão das barragens subterrâneas, pois o material já está nos locais onde serão construídas (lona, anéis de cimento e tampas), falta à parte do município. Lamentou que um rapaz de Várzea Alegre, que coloca água na escola está sem receber a três meses, o homem parou o serviço. Ficando os alunos prejudicados, pois a professora solta os alunos mais cedo, porque não tem água para fazer a merenda. Isso é inadmissível e espera uma solução da gestão, o mais rápido possível.
O vereador líder da prefeita Edcarlos Soares (DEM), agradeceu as pessoas da comunidade que o ajudaram na eleição de 2016. Informou que a ambulância que estava quebrada desde setembro de 2016 e foi consertada. Comunicou que na próxima semana a van, que transporta pacientes para João Pessoa também será feita uma manutenção geral.
Agradeceu a Secretária de Estado Desenvolvimento Humano, Cida Ramos, que atendeu ao seu requerimento que pede a implantação do Cartão Alimentação no Município, e lamentou mais uma vez a atitude do deputado estadual Nabor Wanderley (PMDB) que conseguiu este projeto social para vários municípios da região e Santa Terezinha uma de suas bases eleitorais não foi contemplada.
Sobre os pedidos da comunidade, Soares afirmou que a prioridade é o conserto da barragem que serve como fonte de renda para os produtores da região. Por fim, disse que a gestão está resolvendo os problemas do Município. Os requerimentos foram aprovados.