A Sessão Ordinária ocorreu na tarde do (18), na Casa Geraldo Luiz Camboim, o Presidente Francisco Bezerra (PSB) abriu os trabalhos legislativos às 15h05, apresentando um voto de pesar à família do senhor Manoel Coco. A única ausência em plenário foi do Vereador Lila.
Quem primeiro fez o uso da tribuna foi a Vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) destacou que à Prefeita Terezinha de Zé Afonso (PSDB) tem melhorado à saúde do município. Estar buscando solução para o lixão da cidade junto à Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). Às cisternas para as escolas rurais serão construídas e, tem capacidade de 52 mil litros, cada. Disse que, a Prefeita está tomando medidas com os pés no chão, para que, não perca o controle da gestão, como fez o ex-prefeito. A Prefeita tá no caminho certo.
O Vereador Pedro Sopa (PSDB) agradeceu a Deus e aos presentes na sessão. Comentou sobre a política nacional, que é vergonhoso o cenário atual, que os grandes da política pensam apenas em benefício próprio e, esquece o principal o povo. Contudo, a população está mais esperta, veja a situação do Senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), aonde vai é vaiado.
“Nós vereadores devemos estar a serviço do povo sempre, independentemente de prefeito, pois, quem nos colocou aqui, foi o povo”, afirmou o parlamentar. A Prefeita estar tentando acertar, mas se errar criticarei também, pois não vou comungar com erros, caso contrário, prefiro ser um vereador neutro.
O parlamentar Menon Ayres (PROS) relatou a problemática do lixão, falou que fizeram a limpeza, porém estão colocando o lixo nos córregos. O dever nosso é agradar o povo, se a gestão mandar projetos bons para a população terá meu apoio. Confirmou que continua faltando remédio na farmácia básica. Por fim, pediu transparência da gestão, pois tem verdadeiros absurdos nos balancetes.
O Vereador Zé Nilton (PR) agradeceu a Deus e, se acostou ao voto de pesar ao senhor Manoel Coco. Destacou que o momento atual da política nacional é muito complicado. “O Brasil está quebrado, isso é fato, nós temos que se curvar à crise,” ratificou o vereador. A Prefeita está lutando para acerta na sua gestão.
O parlamentar Salomão Cordeiro (PP) lamentou a perca do senhor Manoel Coco. A gestão só faz algo quando é denunciada, como é o caso do lixão. A prefeita tem que ter humildade e, buscar ajuda, pois tá difícil, complicada sua administração.
O dialogo entre os poderes é salutar, contudo, deve haver reciprocidade, pois nem os nossos requerimentos à senhora Prefeita tem respondido. A falta de remédio básico na farmácia continua. Citou um exemplo de um senhor que é deficiente físico, e tem problemas de saúde e que, seu medicamento não pode faltar, no entanto, faz três meses que o mesmo não recebe da prefeitura. Por fim, falou do cenário político nacional que é vergonhoso, entretanto, o povo está mais atento prova disso é que, aonde o Senador Cássio vai é vaiado.
O Presidente Francisco Bezerra (PSB) cumprimentou a todos. Pediu oração da população para o senhor Carlos Caboclo. Relatou um caso de uma família que estar passando fome, é mãe e mais sete filhos, ele colaborou e, pediu à prefeita sensibilidade para distribuir as cestas básicas. Defender o povo é nosso dever. Cobrou da gestão o término recuperação das estradas dos sítios; Quixaba, Aroeiras, Urtigas, Santo Estevão, Mesquita, Lameirão e Queimadas entre outras.
Por fim, falou da III Cavalgada, que este ano tem a presença de Galego Aboiador. “Já virou Tradição Cultural no Município, haja vista, que gera renda pra cidade, e tem como função primordial homenageia toda a vaqueirama do Sertão”, ressaltou o Presidente. Agradeço a todos os colaboradores do evento, desde maior ao menor, pois sem eles, não tinha condição de realizar à cavalgada. Lembrou que à Cavalgada apresenta característica apolítico, portanto, todos são muito bem-vindos ao evento. O líder da prefeita Edcarlos Soares (DEM) citou o mutirão das cirurgias que foi realizado com sucesso. Relatou uma verba destinada pelo deputado Benjamim Maranhão de 250 mil reais, para custear a saúde. Disse que foi adquirido aparelhos para o consultório odontológico do município. Sobre o problema do lixão a Prefeita está lutando para melhorar.
Por fim, garantiu que vai levar à gestora as cobranças dos vereadores, no tocante as respostas dos requerimentos. Apresentou uma solicitação junto ao Governo do Estado para concluir o anexo do colégio Pedro Soares. Propôs também cria uma Comissão Parlamentar para irem ao governador Ricardo Coutinho, reivindicar obras para o Município, o Presidente Francisco Bezerra e os seus pares concordaram com a proposta.
A próxima sessão será dia 01 de setembro.