A Câmara Municipal de Santa Terezinha esteve reunida na tarde desta sexta-feira, dia 14 de abril, para a realização de mais uma Sessão Ordinária. O presidente Damião de Seli (PSDB) abriu os trabalhos às 17h00. 


Osvaldo Oliveira, do PSDB, expressou seus sentimentos às famílias de Ednaldo dos Santos, Maria do Socorro Soares, Joaquim dos Santos, João Félix, Eliano Nogueira e Francisco Lucena, conhecido por Nego Tinda. Em seguida, chamou a atenção do gestor municipal para que sejam adotadas medidas de segurança contra os recentes ataques a escolas no país. Osvaldo Oliveira também questionou o líder do prefeito sobre a situação de um ônibus do município, que mesmo após conserto, continuou apresentando falhas. Além disso, trouxe à tona a falta constante de medicamentos na farmácia básica do município e questionou onde será aplicado o dinheiro adquirido por meio de leilão municipal. Por fim, justificou o seu requerimento apresentado, que solicita a limpeza da rua João Faustino.


Cadmo Cordeiro, do partido Republicanos, prestou solidariedade aos votos de pesar apresentados pelo colega Osvaldo Oliveira, do PSDB, às famílias das vítimas falecidas. O vereador também se uniu à preocupação de Osvaldo em relação à segurança das escolas do município. Cadmo aproveitou a ocasião para parabenizar o grupo de teatro que encenou a Paixão de Cristo na Quadra da cidade, especialmente o organizador Nando. O vereador destacou a importância da aquisição de uma máquina roçadeira para realizar o roço das estradas do município, além de abordar a necessidade de melhorias nos acessos das vias da cidade, através da limpeza e drenagem das ruas. Por fim, o vereador parabenizou seus colegas pelo trabalho realizado e seus requerimentos apresentados.


O vereador Antônio de Nelson (Republicanos) saudou a todos os presentes. Agradeceu a Deus e à Virgem Marias por seu retorno aos trabalhos na Câmara Municipal. O vereador chegou a se emocionar em suas palavras de agradecimento a Deus pela sua vida e por todos que se fizeram presentes em sua vida, após o acidente automobilístico sofrido por ele e durante a sua recuperação. Se acostou aos votos de pesar apresentados. Falou sobre o seu requerimento que propõe a construção de um quebra-molas em frente ao Colégio João Noberto, para evitar acidentes na região. Parabenizou o seu sobrinho David por sua aprovação no vestibular para o curso de Direito, em Sousa. 


O vereador Zé do Egito (PSDB) iniciou sua fala se acostando aos votos de pesar apresentados. Agradeceu aos seus pares pela aprovação de seus requerimentos. Um deles trata da recuperação do calçamento do Assentamento Aroeiras. Já o outro, trata da realização dos roços das estradas, para melhorar a mobilidade na zona rural da cidade. Afirmou que a Prefeitura finalizou os cortes de terras e agradeceu à Secretaria de Agricultura por esse feito. Agradeceu a Deus pelo retorno do seu colega vereador Antônio de Nelson à Câmara Municipal. Falou sobre o ocorrido da última Sessão Ordinário, e defendeu seu posicionamento contra as Contas da ex-prefeita Terezinha de Zé Afonso. O vereador ressaltou que a ex-gestora esteve nas redes sociais o chamando de ingrato. Em sua defesa, o parlamentar alegou que nas eleições de 2016 apoiou Terezinha, trabalhando, com a promessa de que seria secretário na sua gestão. Zé do Egito, contudo, alegou que, quando Terezinha foi eleita, o dispensou. O vereador declarou que passou por momentos difíceis em sua vida financeira nesse momento. Zé do Egito destacou ainda que, apenas nos últimos 9 meses foi chamado para ser secretário, porém sem qualquer autonomia, pois, quem, de fato, comandava a Secretaria era o atual vereador Edcarlos Soares. O parlamentar declarou que nunca foi secretário é apenas aceitou o dinheiro do cargo pois precisava naquele momento. Zé do Egito alegou ainda que a prefeita foi quem virou as costas para ele. Destacou ainda que foi deixado diversas vezes de fora de reuniões da oposição, pois era dispensado devido ao número de vereadores. Alegou que, na Câmara, o voto pertence a ele e que jamais votará pela aprovação dessas contas, pois tem consciência. 


Durante a sessão, a vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) se acostou aos votos de pesar apresentados. Em seguida, ela ressaltou a importância da família na criação de suas crianças, destacando a necessidade de medidas para evitar casos de violência e terrorismo nas escolas. A vereadora também aproveitou a oportunidade para parabenizar o espetáculo da Paixão de Cristo realizado na cidade e solicitou que o dinheiro do leilão municipal seja empregado de maneira responsável e legal, de preferência no setor de transportes, que está bastante necessitado. Além disso, Lidianny pediu consciência a população quanto ao acúmulo de água parada nesse período, para que os casos de dengue e chikungunya não disparem. Durante a sessão, a vereadora questionou o funcionário Mayslam acerca do agendamento de consultas, pois solicitou a marcação de uma consulta para um popular há mais de um ano e não obteve resposta e pediu justificativa quanto a esse fato. Ainda durante a sessão, Lidianny parabenizou a atitude do vereador Francisco Bezerra e do presidente Damião de Seli quanto ao posicionamento a favor da aprovação das contas da ex-prefeita Terezinha. Ela felicitou a ex-gestora Terezinha por seu trabalho e pela aprovação de todas as suas contas, afirmando que Terezinha trabalhou para todos. Em contrapartida, a vereadora criticou o discurso do seu colega vereador Zé do Egito, afirmando que o parlamentar foi infeliz nas palavras em dizer que o seu voto não tinha validade. Declarou que o vereador poderia ter entregado o cargo de secretário, caso estivesse tão insatisfeito, mas permaneceu recebendo e manteve-se calado durante esse período. Declarou ainda que o vereador, como secretário na época, queria passar por cima da autoridade da prefeita e chamou-o de oportunista, pois sempre está ao lado do poder. Por fim, Lidianny abordou as supostas reuniões da oposição, declarando que o próprio colega parlamentar se isolou e participou de acordos para tornar-se presidente e ficar com os empregos da Câmara e, assim, deixar a oposição. A vereadora resolveu falar sobre os bastidores das eleições da Câmara, na qual, segundo ela, houveram diversos impasses dentre os vereadores da situação, sendo esses impasses protagonizados inclusive pelo vereador Zé do Egito e o líder Salomão.


O Presidente Damião de Seli (PSDB) iniciou sua fala se acostando aos votos de pesar apresentados. Em seguida, parabenizou o colega Antônio de Nelson por sua recuperação e abordou um abaixo assinado da população do Assentamento Nego Fuba solicitando a recuperação do balde do açude do assentamento. O presidente encaminhou o abaixo assinado para o gabinete da deputada Francisca Motta, que garantiu que trará essa obra junto ao deputado Hugo Motta e o governador João Azevêdo. Damião de Seli também parabenizou a realização da Paixão de Cristo na cidade e declarou seu apoio ao grupo de teatro. Ressaltou a gravidade da problemática de atentado nas escolas nacionais, e a importância de tratar da segurança nas escolas municipais. Destacou a realização de uma palestra sobre o Abril Verde que ocorreu na última quinta-feira com a presença do prefeito e representantes da PRF, para orientar a população acerca da segurança trabalhista. O presidente mostrou-se ainda indignado com boatos sobre ele e o vereador Francisco Bezerra terem sido vendidos por 50 mil reais à baronesa, filha do saudoso Pinto do Acordeon. Damião de Seli reafirmou sua honestidade e fidelidade com seus princípios, ressaltando que essas afirmações são apenas boatos. Além disso, reafirmou seu posicionamento na aprovação das contas da ex-prefeita Terezinha. Durante sua fala, o presidente também comentou que recebeu uma notificação do Ministério Público questionando a compatibilidade entre seu cargo de emprego e a presidência da Câmara, assim como o vereador Francisco Bezerra. Ele declarou que irá demonstrar sua organização em ambos os trabalhos e questionou a origem da denúncia, afirmando que irá descobrir. Destacou que pode haver inúmeras notificações do Ministério Público e que responderá a todas tranquilamente. Por fim, Damião de Seli declarou que os vereadores devem esquecer esses impasses e trabalharem para o desenvolvimento do município, anunciando ainda uma reunião com um empresário que tem interesse em estabelecer uma empresa no município, que irá gerar empregos, junto ao prefeito e em seguida com todos os vereadores.


O vereador Francisco Bezerra (Republicanos) iniciou sua fala na sessão se solidarizando com os votos de pesar apresentados. Em seguida, destacou que o leilão de veículos arrecadou mais de 300 mil reais, com o objetivo de utilizar a verba para o setor de transportes. Ressaltou que a obra do campo de futebol deve ser iniciada em breve, uma vez que todos os processos estão sendo concluídos e o projeto segue em andamento. Parabenizou a organização do evento da Paixão de Cristo e também elogiou a gestão pelo término dos cortes de terras do município. Com relação à denúncia feita pela vereadora Lidianny Medeiros sobre o comando da creche municipal, o vereador alegou ter ouvido o outro lado da história e afirmou que há testemunhas de que o ocorrido foi o contrário. Destacou o importante trabalho desempenhado pela instituição. Parabenizou a Secretaria de Saúde pelo esforço em zerar as cirurgias eletivas municipais, uma importante ação da gestão. Com relação à aprovação das contas da ex-prefeita Terezinha, reafirmou que votou com convicção e sem qualquer pressão. Ressaltou sua integridade e repudiou os boatos que o acusam de ter se vendido. Alegou que a notificação do Ministério Público o surpreendeu, uma vez que o cargo de vice-presidente da Câmara não demanda controle orçamentário, mas declarou que não tem nada a esconder e irá respondê-la tranquilamente.


O líder da oposição, o vereador Edcarlos Soares (PSDB), iniciou sua fala na sessão expressando sua dor pela perda de uma pessoa importante em sua vida e se acostou aos votos de pesar apresentados. Agradeceu aos seus pares pela aprovação de seus requerimentos, que tratam da manutenção do balde do Açude Primavera e da questão da água da Cagepa que chega nas casas dos populares. Mostrou-se preocupado com a transparência da gestão municipal em relação ao Tribunal de Contas, que apontou pendências quanto à transparência dos processos administrativos. Criticou a desorganização no corte de terras deste ano, que deixou muitos munícipes sem o recurso devido à falta de planejamento. Lamentou a situação da saúde do município, especialmente a falta de equipamentos nas ambulâncias e de medicamentos na farmácia básica, a exemplo da dipirona. Pediu desculpas por sua postura exaltada na última sessão, mas justificou a necessidade de cobrar da gestão soluções para os problemas da população. Espera que o dinheiro arrecadado pelo leilão dos veículos seja investido na cidade de forma transparente. Criticou a situação do centro da cidade e pediu providências para a rua Iracy Rodrigues, que está empoçando devido à paralização das obras de calçamento na metade da via.


o líder do prefeito, Salomão Cordeiro (Republicanos), prestou seus votos de pesar e iniciou sua fala abordando a problemática dos ataques às escolas nacionais. Ele defendeu uma maior participação da família na vida dos jovens para ajudar na prevenção da violência nas escolas. Sobre a falta de medicamentos na cidade, o vereador explicou que não se trata de descuido do município, mas sim de atraso na entrega pelas empresas responsáveis. Em relação à verba do leilão municipal, Salomão afirmou que há interesse na compra de dois novos veículos para melhorar o transporte da população. Ele também ressaltou que a verba do leilão passado ainda não foi utilizada. Além disso, o vereador afirmou que novos recursos foram adquiridos para a construção de calçamentos na cidade e que os trechos que não foram finalizados deverão ser concluídos. Em relação à transparência municipal, Salomão destacou que é uma questão que deve ser revista e resolvida o quanto antes. Sobre os tratores que cortam terras no município, o vereador justificou que é difícil ter uma pontualidade efetiva em cada propriedade, devido à vasta extensão territorial de Santa Terezinha. Sobre as ambulâncias, ele explicou que são veículos utilizados constantemente e, por isso, é comum que quebrem com certa frequência. Por fim, Salomão criticou a atitude, defenida por ele como \"infantil\", da vereadora Lidianny Medeiros, que direcionou críticas ao vereador Zé do Egito. Ele declarou novamente sua consciência em analisar e votar contra a aprovação das contas da ex-prefeita Terezinha.


Por: Blog do Jordan Bezerrahttps://www.blogdojordanbezerra.com/noticia/santa-teresinha/28719/sessao-da-camara-municipal-de-santa-terezinha-discute-seguranca-nas-escolas-medicamentos-na-farmacia-basica-e-impasses-politicos-locais