Em sessão realizada nesta sexta-feira (6), às 17h35min, na Câmara Municipal de Santa Terezinha. O presidente Salomão Cordeiro (PP) lembrou os artigos 146 e 147 do Regimento Interno da Casa, que prever sanções verbais e escritas aos parlamentares, que desrespeitarem o regimento, recado dado aos vereadores Lidianny e Pedro Sopa, que nas últimas reuniões trocaram algumas farpas.

O vereador Lila Nascimento (PSB) apresentou votos de pesar pelas famílias de Maria Coutinho, Euda de Totonho e irmão de Zé Lúcio. Cobrou providência sobre uma galeria por trás do Colégio Pedro Soares, disse que a fedentina é demais. Citou que os ônibus estão em situação péssima, rodas caindo e pneus lisos, pediu revisão geral nos veículos. Por fim, disse a vereadora Lidianny que lamenta que a atual gestão esteja acabandocom tudo deixado pelo ex-prefeito Arimatéia, cadê o Ministério Público e TCE? Parabenizou Francisco Bezerra por ter conseguido o Programa Cidadão para o município.

A vereadora Lidianny Medeiros (PSDB), pediu ao presidente igualdade de tratamento. Segundo ela, errou e por isso pede desculpa, mas outros também erraram contra ela. Parabenizou Francisco Bezerra pela realização do Programa Cidadão, classificou de grande valia para a cidade. Agradeceu ao deputado Wellington Roberto que conseguiu uma VAN para o munícipio. Lembrou aos vereadores da oposição que os veículos, máquinas, estão em mal estado e alguns quebrados, isto porque estão trabalhando muito, beneficiando o povo. Sobre o caso da mulher que deu à luz em casa, porque faltou transporte na prefeitura. Foi um caso isolado, mas o Conselho Tutelar falhou feio, pois negou à assistência a vida, algo lamentável. Disse que a prefeita e ela ficaram indignadas com essa negativa. Por fim, agradeceu ao povo pelos votos confiados a ela, em 2016.

Zé Nilton (PR) se acostou aos votos de pesar apresentados, sobretudo a família de Euda de Totonho: “gente boa, que sempre cuidava dos outros com amor”. Parabenizou o vereador Francisco Bezerra pela propositura de trazer o Programa Cidadão para o município. Disse que o governo federal perdeu o norte, pois quer até acabar com os municípios pequenos. Por fim disse que esteve na festa do PL, de Wellington Roberto, em Campina Grande e que o deputado ratificou que vai chegar uma VAN nova para Santa Terezinha. Lembrou que o deputado Hugo Motta vai conseguir uma ambulância para o SAMU.

O vereador Menon Ayres (PROS) parabenizou Francisco pelo programa cidadão vir para Santa Terezinha. Disse que o vereador tem quedefender o povo, mas, infelizmente, tem parlamentar que prefere defender a prefeita mesmo estando errada. Sobre a polêmica da falta de carro para mulher grávida, afirmou que Lomar trabalha bem e não nega carro, porém quando ele não está na secretaria o tratamento é outro, inclusive foi vítima de negação de carro para uma paciente doente. Lembrou ao líder da prefeita que o ano está finalizando e ainda não chegaram o fardamento do Colégio Pedro Soares. As famílias carentes precisam do uniforme para seus filhos. Denunciou os ternos de futebol doados de péssima qualidade e preço altíssimo. Disse que não gosta de fazer críticas infundadas. Afirmou que continua faltando medicamento na farmácia básica. Por fim, lembrou que a atual gestão não tem compromisso com o povo.

O parlamentar Pedro Sopa ( PSDB) disse que sua função é defender o povo, e não ser advogado e nem babão de prefeito. Quando o gestor faz algo não é favor é obrigação, pois ganha bem para isso, a prefeita de Santa Terezinha ganha 16 mil reais. Sobre a falta de carro para a senhora grávida, não foi culpa do conselho tutelar, mas sim da gestão e depois vem com desculpas esfarrapadas. Essa gestão deve a todo ‘mundo’.O vereador fez duras críticas a gestão. “É uma vergonha querer transferir responsabilidade, para o conselho ou para o povo. Essa gestão daqui é uma miséria não tem nada”. O certo é denunciar no Ministério Público e no TCE para resolver algo, só falar na tribuna não resolve. A prefeita já recebeu quase 1 milhão de reais para saúde e nada fez, é imoral. Quando a vereadora Lidianny disse que comprei material para a secretaria sem permissão da gestão é mentira dela.  “Votei 27 anos no grupo Gayoso, e aí disseram que eu sou ingrato, pelo contrário, eles que me traíram. Faz 49 anos que trabalho com honestamente, nunca roubei, nunca estuprei ninguém e nunca destruí família de ninguém. Agora, tenho nojo de babão, pois é a classe mais sem futuro do mundo e, aqui tem alguns babões da prefeita Terezinha de Zé Afonso”, disparou Pedro. Por fim disse que espera que em 2020, o povo saiba votar.

Antônio de Nelson (PSB) parabenizou Francisco Bezerra pela iniciativa de trazer o Programa Cidadão para o município. Falou da satisfação de conceder o título de cidadão Santerezinhense a Tiago Nóbrega, pois o advogado é neto do prefeito Naíde Cabral, e tem relevantes serviços prestados ao município. Fez duras críticas a atual gestão, chamando-a de gestão: ‘Bagaceira e   Formula-1', pois só vive trocando pneus dos carros, tira um ruim e coloca outro pior. Disse que a gestão é cara-lisa, pois prometeu 1800 empregos, em 2016, perguntou quais as enganações em 2020? Por fim disse que existe uma galeria a céu aberto por trás do colégio Santa Terezinha, causando muito transtorno para população daquele setor.

O vereador Francisco Bezerra (PSB)se acostou aos votos de pesar. Saudou Dr. Chico Félix de Cacimba de Areia e sua esposa, a professora e advogada dona Neide, dizendo que ela é uma benfeitora da educação do município. Convidou a todos para festa de Santa Luzia, no Maracujá. Agradeceu ao governador João Azevedo, a secretária de Desenvolvimento Humano, Gilvaneide Nunes, ao benfeitor, Wilker Camboim pela força, a Câmara Municipal, ao ex-prefeito Arimatéia, ao Conselho Tutelar e ao Padre Luciano, que apoiaram a realização do evento no município Programa Cidadão. “Estou muito feliz, por ter contribuído para meu povo”. Foram 1.305 atendimentos entre RG, CPF, IPS e Fotos 3x4.  Lembrou que Hugo Motta vai disponibilizar uma ambulância do SAMU. Afirmou que a oposição tem ajudado a gestão cobrando e mostrando carinhos, mas infelizmente não dá ouvidos. Disse que a gestão é uma das piores do município, pois tá deixando tudo sucateado. Lembrou que até combustível está faltando nos carros, pois a gestão está devendo ao posto. Falou que existem pessoas passando fome no município, pediu sensibilidade a prefeita, e que distribuir cestas básicas sem o víeis político. Divulgou aos seus pares que em 26 de novembro suas contas foram aprovadas pelo Tribunal de Conta do Estado, com louvor, e que compartilha essa alegria com todos. Por fim,apresentou um requerimento junto a Energisa para fazer uma extensão de rede perto do campo de futebol.

O líder da prefeita Edcarlos Soares (DEM) se acostou aos votos de pesar. Parabenizou Francisco Bezerra e o governo do estado pelo Programa Cidadão. Lamentou o caso da mulher que deu à luz em casa, mas garantiu que não houve negação de carro, foi um caso isolado. Disse que quando os vereadores de oposição dizem que falta tudo é exagero, apesar da crise financeira a prefeita tá fazendo algo. Falou que avisou a prefeita que só vai anunciar veículos novos quando de fato chegarem ao município, pois até agora só promessas. Parabenizou a Fazenda Tamanduá pelo leilão de gado, lembrou que Dr. Pierre é um benfeitor para o município. Disse que espera que 2020, as coisas melhorem para o município, pois a crise é grande.

O presidente Salomão Cordeiro (PP) se acostou aos votos de pesar. Disse que se admirou que viu um carro do município e os pneus não estavam careca. Lamentou o episódio que envolveu a mulher que deu à luz em casa, por falta de transporte, disse que o município é único responsável e que transferir para o conselho tutelar a responsabilidade é errado. “o município não pode fugir de suas reponsabilidades, graças a Deus esse caso teve um final feliz, mas serve de lição".  Parabenizou Francisco Bezerra por conseguir o Programa Cidadão para munícipio, lembrou que há mais de um ano tinha ido lá mais ele e Menon, mas que só agora veio. Discordou da vereadora Lidianny quando disse que a oposição atrapalha a gestão, pelo contrário, ajuda mostrando as falhas e apontando caminhos. Mas à gestão está com os pés colados no chão, pois não anda, é muito ruim, é péssima essa administração, pois tem nojo de obras.

Os vereadores saudaram Dr. Chico e dona Neide e destacaram a importância do título de cidadão Santerezinhense para o funcionário público exemplar, Leonardo Travasso, mais conhecido por Tititi.

 

Blog do Jordan Bezerra