O vereador Pedro Sopa (PSDB) agradeceu a Deus pela vida. Fez em relatório dos recursos que entrou e as despesas do município na atual gestão de Terezinha de Zé Afonso (PSDB). Em 2017, foram mais de 14 milhões, 2018 mais de 12 milhões e em 2019 mais de 10 milhões pagando tudo, folha, INSS e impostos, ainda sobram em média 450 mil por mês, ou seja, dá pra fazer muita coisa. Segundo Pedro, a gestão não tem equilíbrio. Deve a quase todos os fornecedores em Patos, inclusive ao rapaz que fazia manutenção dos ônibus deve 40 mil reais. Na saúde está quase na rabeira, de 21 municípios, da 6ª Região de Saúde, Santa Terezinha é 16ª, dados do TCE. Por fim, disse a prefeita vai a Brasília só passear, pois não consegue nada. Lamentou que a vereadora Lidianny não queira enxergar a realidade. O governo federal por meio de Paulo Guedes quer acabar com os municípios.
Zé Nilton (PR)A saudou a todos. Lembrou-se da festa da comunidade de Santa Luzia. Parabenizou os vereadores Antônio de Nelson e Francisco Bezerra pelos projetos que homenageiam com as medalhas: Chico Rufino e Odilon Nunes de Sá. Por fim, parabenizou o deputado Dr. Érico que conseguiu um ônibus escolar para o município junto ao Governador João Azevedo.
Vereador Lila (PSB) parabenizou os radialistas pelo dia, comemorado no dia 7 de novembro. Lamentou o estado dos transportes, sobretudo dos ônibus, sabe da dificuldade e do sofrimento da gestão, mas algo tem que ser feito.
A vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) criticou a postura de Pedro Sopa, pois por mais de 2 anos não reclamava da gestão, porque estava ‘comendo o pirão’. Disse que atitude do vereador é de analfabeto, pois as despesas estão nos balancetes, mas ele pergunta onde estão as despesas. Por fim, disse que quem denunciou Francisco Bezerra foi o TCE e não ela.
Antônio de Nelson (PSB) destacou o projeto de sua autoria, sobre a medalha Chico Rufino fundador da cidade, disse que fez muito pelo município. Afirmou que tem uma grande estima pela família Rufino. Criticou a situação precária, está rezando para não acontecer algo pior ‘Pois troca um pneu ruim e coloca um pior’. Lamentou o ranking da 6ª Região da Saúde, onde Santa Terezinha está no ‘rabo da gata’, em 16º de 21 municípios, e indagou se voltou? Se voltou foi doente? Parabéns, Catingueira, que está em 1º lugar. Por fim, parabenizou os radialistas do município pelo dia, 7 de novembro.
O parlamentar Francisco Bezerra (PSB) apresentou voto de pesar ao senhor Deca. Justificou o Projeto que homenageia o ex-vereador e poeta Odilon Nunes de Sá. Projeto de Lei que dispõe sobre a instituição da Medalha de Honra ao Mérito Cultural: POETA ODILON NUNES DE SÁ. Disse que o poeta tem relevantes serviços prestados ao município. Sobre a PEC que acaba com vários municípios no país, classificou com um retrocesso, pois o que tá ruim ficara pior. O vereador denunciou a farra das diárias na prefeitura. Citou o exemplo da senhora Maria Aparecida Leite, que já vai recebendo mais de 36. 400 reais, segundo ele, se trata de uma pessoa laranja. Outros casos, funcionários de Patos recebendo diárias. Junto quatro exemplos de empenhos são quase 80 mil reais, segundo ele, são dados do Tribunal de Conta do Estado não de calçadas de fuxico. Por isso não tem dinheiro para pagar aos fornecedores. Lamentou o ranking da Saúde, que na 6ª Região é o 16º, de 21 municípios, ou seja, no ‘rabo da gata’. Pediu providência à gestão para o Loteamento Vale do Sol, pois está abandonado com esgoto e mato. Por fim, apresentou um requerimento solicitando a Caravana do Bem, do deputado Nabor Wanderley, para o aniversário da cidade.
O líder da prefeita, Edcarlos Soares (DEM), o envio da PEC que Bolsonaro mandou para o Congresso, que acaba com os municípios de até 5 mil habitantes. Citou que o município está em crise financeira, mas os serviços básicos estão sendo feitos. Reconheceu que a folha de pagamento está inchada. Disse que não houve atraso nos salários dos professores, porque foram poucos dias, mas na gestão passada foram três meses. Sobre o ranking negativo da saúde disse que desconhece tal informação, mas vai falar com o secretário de saúde. Estranhou, pois Zé Afonso e Dr. Rui sempre atende o povo. Parabenizou o deputado Dr. Érico que conseguiu um ônibus escolar para o município. Por fim, apresentou um voto de aplauso ao Capitão Jackson, que em agosto assumiu a 4ª Companhia de Policiamento de Trânsito (Cptran), e tem relevantes serviços prestados a Santa Terezinha.
O presidente Salomão Cordeiro (PP) se acostou aos projetos de Francisco e Antônio de Nelson sobre as criações das medalhas com os nomes do poeta Odilon e Chico Rufino. Disse que a gestão tem a prerrogativa de organizar os nomes das ruas. Lamentou a posição de Santa Terezinha no ranking da saúde. A situação disse que está tudo bem, porém os dados oficiais dizem o contrário. Faltando exames, remédios é a cara da saúde do munícipio. ‘Não existe cara nova, mas sim cara lisa, com tantas reclamações’. Criticou o atraso no pagamento dos professores, pois são profissionais exemplares e merecem respeito da gestão. Tornou a cobrar melhorias nos ônibus, pois os pneus estão em estado preocupante, teme algo pior. Por fim, disse que Pedro Sopa foi importante para a vitória da prefeita, mas hoje eles não reconhecem. Sobre as diárias da prefeitura, está algo absurdo, os valores são muito altos, a gestão não tem equilíbrio e nem planejamento, por isso tá um caos. Comemorou a liberdade do ex-presidente do Brasil, Lula, disse que ele saiu maior: ‘hoje é uma lenda. Disse que Bolsonaro quer acabar com os municípios pequenos, decepcionando quem votou nele nesses lugares.
*Blog do Jordan Bezerra*