A sessão ordinária na Câmara Municipal de Santa Terezinha-PB teve início às 17h15min desta sexta-feira (11). Foram apresentados votos de pesar pelas famílias de Zeca Veríssimo e de Dona Mericina.
O vereador Pedro Sopa (PSDB) se acostou aos votos de pesar. Agradeceu a Deus pela vida. Disse que esteve em João Pessoa, juntamente o vereador Menon, visitando a Casa de apoio. Destacou que a casa de apoio é limpa, tem comida boa, mas é pequena e, por isso, não tem como acomodar os pacientes. Sugeriu à prefeita alugar uma casa maior. Lembrou que a responsável pela casa, dona Socorro, reclamou da falta de organização por parte da secretaria de saúde. Afirmou que a gestão está devendo ainda o corte terra a dois empresários, no valor de mais de 20 mil reais. Fez duras críticas à gestão ao chamá-la NEM: “Nem fez e nem faz”, pois prometeu saúde boa, João Pedro. Questionou: a prefeita gasta 6.700 reais com um aluguel de carro, aí diz que a prefeitura está quebrada? Por fim, defendeu que a escolha do nome da oposição saia entre os seis vereadores: “tanto voto como posso ser votado, o povo quer renovação”, afirmou Pedro.
Zé Nilton (PR) se acostou aos votos de pesar. Disse que não queria ser prefeito, pois é muita dificuldade. Lembrou que achou engraçado a fala de Pedro Sopa ao pedir renovação na política do município. Por fim, disse que a saúde do município está boa, na medida do possível.
Menon Ayres (PROS) disse que esteve na casa de apoio, e percebeu pela fala da representante da casa, que falta organização na secretaria de saúde. Afirmou tem gente na prefeitura ganhando sem trabalhar. No entanto só para criticar em redes sociais, ele e seus pares de oposição. “Não vou admitir inventar mentiras”. Por fim, confirmou que tá havendo superfaturamento nas compradas da prefeitura: “eu provo que pelo menos em 10 itens está acontecendo aumento de até 200% nas compras”, garantiu Menon.
Francisco Bezerra (PSB) se acostou aos votos de pesar. Parabenizou os conselheiros tutelares e também pela organização do Conselho de Direito. Felicitou padre Luciano de Moraes e a comissão organizadora pelo sucesso na festa da padroeira. Destacou as últimas ações da Polícia Militar no município. Entretanto, lamentou os furtos das bombas elétricas. Cobrou da gestão à compra do carro modelo Spin 7 lugares. Falou da importância do outubro ROSA, onde o município possa disponibilizar as mamografias, pois não basta fazer só a decoração nos órgãos públicos, assim, como no novembro azul de 2018. Quanto à choradeira dos prefeitos, disse que não procede, pois todos choram, mas querem permanecer no poder. Por fim, disse que espera uma consciência maior do povo na hora de votar, pois não se admite que alguém gaste 1 ou 2 milhões de reais para vencer o pleito.
O vereador Antônio de Nelson (PSB) se acostou aos votos de pesar. Lamentou a morte do filho da sua sobrinha. Parabenizou Beto de Zé Nogueira pelo trabalho com as crianças. Criticou a gestão pelo descaso nos banheiros da quadra do município classificou de vergonhoso o estado. Pediu um bebedouro para a quadra de esportes. Reprovou a atitude da vereadora Lidianny que estava defendendo a gestão mesmo tendo negado carro para um parente do vereador. Lembrou a vereadora que os carros pertencem ao povo e não à prefeita.
A vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) disse que o vereador Salomão Cordeiro (PP), fez denuncias precipitadas sobre o atraso dos salários dos professores e que o pagamento foi realizado dia 10 de outubro. A parlamentar achou estranha a denuncia e perguntou ao colega o porquê dele não ter feito a mesma denúncia na gestão passada em que os professores ficaram vários meses com os salários atrasados. Parabenizou a gestão e os professores pelo Dia de Diversão proporcionado às crianças da Rede Municipal de Ensino. Destacou a parceria público-privada com a Carreiro Sports que está pintando o estádio O Gayosão e convidou as pessoas para prestigiar o campeonato de futebol que iniciará no dia 19 de outubro. Parabenizou Beto Morais pelo projeto social desenvolvido com crianças e adolescentes através do esporte. Disse que visitou a Casa de Apoio aos Pacientes e aos Acompanhantes na cidade de João Pessoa e sempre é bem recebida. Ela reclamou e pediu esclarecimentos da Casa sobre o seu áudio da sessão anterior que não saiu na gravação.
O líder da prefeita Edcarlos Soares (DEM) destacou a canonização de Irmã Dulce, primeira santa brasileira que serviu aos pobres e um grande exemplo para as pessoas. Parabenizou o trabalho realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), responsável pela eleição do Conselho Tutelar. Parabenizou os conselheiros eleitos e as pessoas que foram candidatas. Parabenizou a Rádio Comunitária Conexão FM que fez a cobertura e a apuração durante a eleição. O vereador disse que o município deu um grande exemplo de democracia. Sobre à Casa de Apoio aos Pacientes e aos Acompanhantes na cidade de João Pessoa, o vereador disse que realiza um bom trabalho, mas também existem algumas falhas. Ele discorda da proprietária que negou atendimento porque a pessoa doente com câncer não levou o ofício, o cidadão faz tratamento há alguns meses no hospital, sendo uma pessoa conhecida naquele lugar. Concorda com o vereador Salomão Cordeiro (PP) em denunciar o atraso no pagamento dos salários dos professores, entretanto, pediu que o mesmo olhasse a quantidade de dinheiro que entrou na Prefeitura, ou seja, pouco dinheiro. Edcarlos disse que é funcionário público da prefeitura e se ela atrasar um mês ele vai ser fazer protesto. O parlamentar disse que é grande a crise financeira.
Presidente Salomão Cordeiro (PP) se acostou aos votos de pesar. Em relação ao pleito 2020, disse que ainda é cedo, oposição confirma é o nome, mas falou que não tem pretensão de disputar para prefeito, porém disse que a oposição está se articulando. Afirmou que gosta de legislar, ao mesmo tempo em que confirmou seu apoio a qualquer nome do grupo. Sobre a gestão alertou para os gastos públicos. Quanto ao atraso de salário da gestão anterior, só o fez no último ano, devido a grande crise de 2016. A receita cresceu nesta gestão, só na saúde foi quase 1 milhão de reais, o que fizeram com o dinheiro? Falta planejamento na gestão. O atraso existiu, e os professores não falam com medo de retaliação. Muita gente recebendo gratificações, devido ao cumprir os acordos de campanha. O que ocorre no município é uma folha inchada, aí a cidade fica parada. Parabenizou os conselheiros tutelares. Questionou a gestão que disse que não ia cobrar combustível para carro-pipa, mas tá cobrando, isso é fato. Por fim, disse que a Polícia Federal está investigando aquela construção da pista de Motocross feita pelo município com uso das máquinas do PAC.
Blog do Jordan Bezerra