A sessão Ordinária ocorreu nesta sexta-feira (13), às 17h, onde o presidenteSalomão Cordeiro (PP) conduziu os trabalhos. Todos os vereadores marcarampresença no plenário da Câmara Municipal de Santa Terezinha-PB. Votos depesar por Fernandinho Rodrigues e Zé irmão de Sandoval.
Vereador Antônio de Nelson (PSB) agradeceu a acolhida dos seus pares.Disse que ia trabalhar pensando em prol do povo. Cobrou da gestão uma obra,pois são três anos sem uma obra de relevância. Apresentou doisrequerimentos, um pedindo um mata-burro e outro uma Casa dos Conselhos.


Parlamentar Zé Nilton (PR) lembrou da tradição da Câmara de Santa Terezinhaem sempre acompanhar o parecer do Tribunal de Contas do Estado. Por fim,disse que ele vai votar a favor, pois não tem capacidade de analisar as contascom a precisão do TCE.
Pedro Sopa (PSDB) se acostou aos votos de pesar apresentados. Lembrouqual deve ser a posição do vereador ao lado do povo. Disse que viu muitasfalhas e irregularidades nas contas da prefeita Terezinha de Zé Afonso (PSDB),e afirmou que não tem como fazer vista grossa para os erros, pois sãogravíssimos. Mostrou um balanço dos gastos da gestão, e onde teve um déficitde 800 mil reais ao ano, o município sem autorização da Câmara, erro grave.Por fim, reafirmou seu voto contra a aprovação das contas da prefeita. Voudefender o povo, que me elegeu.


Menon Ayres (PROS) lamentou que um grupo aliado da prefeita viva criticandonas redes sociais a oposição, por mostrar os erros da gestão. Segundo Menon,desafia qualquer um a apontar uma crítica feita por ele que não sejaconstrutiva. O povo nos cobra e temos que trazer para a tribuna. Pediu oconserto da estrada do sítio Trangola. Por fim, pediu ao líder da prefeita e aosecretário de educação do município, Osvambergh Oliveira, os uniformes daescola Pedro Soares, pois já está quase no fim do ano e até agora nada dofardamento.


Lidianny Medeiros (PSDB) deu boas-vindas ao vereador Antônio de Nelson.Lamentou o assalto na última quinta-feira (12) que houve no Posto Médico,onde levaram 4 celulares. Pediu para a polícia ficar mais atenta e fazer maisrondas. Cobrou da prefeita o celular para a polícia para facilitar a comunicação.Fez crítica à oposição, que só enxerga os erros da gestão, porém não temhumildade para reconhecer os acertos. Disse que vai chegar um ônibusconseguido por Wilson Filho, agradeceu ao deputado e à gestão. Anunciou queem breve a gestão vai calçar várias ruas. Por fim, fez crítica ao vereador PedroSopa, pois segundo ela, o vereador que fez parte da gestão e agora vai votarcontra, usando crítico pessoal.


Francisco Bezerra (PSB) se acostou aos votos de pesar. Parabenizou oColégio João Noberto, que homenageou a professora e diretora dona Lupa,com o nome da biblioteca. Elogiou a gestão por mandar o projeto de lei paraajudar o hospital Laureano. Disse que foi importante de esclarecimento porparte da gestão, no que tange às contas de 2017. No entanto, leu um parecerdo Supremo Tribunal Federal, que deixa claro a prerrogativa da Câmara emjulgar, onde o TCE é apenas órgão auxiliar. Disse que ia votar a favor doparecer. Pediu a gestão a aquisição de VAN nova para transportar ospacientes, pois o carro atual só vive quebrando. Por fim, reapresentou umrequerimento pedindo insalubridade do pessoal da saúde. Solicitou também alimpeza das ruas do Loteamento Vale do Sol. Convidou a todos para ajudaremna festa da padroeira de Santa Terezinha.


O líder da prefeita, Edcarlos Soares (DEM), parabenizou os secretários deEducação, Osvambergh Oliveira, e o de Agricultura, Marlos Lúcio. Fez umapauta respondendo às críticas da oposição e disse que a prefeita tá fazendo opossível, mas a crise é grande, sobretudo com a queda do Fundo deParticipação dos Municípios (FPM), nos meses de agosto e setembro. Disseque o Tribunal de Contas tem corpo técnico muito capaz para analisar ascontas dos gestores, e lembrou que as contas do ex-gestor também veio comressalvas graves e foi aprovada. Destacou que muito em breve vai começar areforma da Praça Frei Damião, emenda no valor de 250 mil reais, do senadorMaranhão. Parabenizou a prefeita pela doação ao hospital Laureano, no valorde 600 reais. Por fim, fez um apelo ao vereador Pedro Sopa para votar a favorda prefeita.


O presidente Salomão Cordeiro (PP) parabenizou a gestão pelo projeto daajuda ao Laureano, 600 reais. Lamentou o assalto no Posto Médico e lembrouo empenho da Casa do povo nessa temática. Disse que o ex-gestor deixou noscofres da prefeitura mais de 450 mil reais, foi para onde esse dinheiro? Criticoua gestão afirmando ser a pior de todos os tempos. “Se observarmos essagestão é a pior de todos os tempos, pois em três anos não fez nada, só dandodesculpa”, garantiu Salomão. Sobre a chegada do ônibus, vai investigar, pois oMinistério da Educação ficou de mandar o transporte a cada 5 anos. Por fim,disse que vai votar acompanhando o parecer do TCE, por dois motivos, o 1º éuma tradição da Casa e o 2º por ser as contas referentes ao primeiro ano degoverno e a gestora não ter experiência nenhuma, mas mesmo assim vaienviar um relatório substancial ao Tribunal com as observações feitas pelaCâmara, porque TCE fez vista grossa. E enfatizou que a segunda conta daprefeita referente a 2018, caso venha inúmeras irregularidades como a de2017, não terá seu voto.Os requerimentos, projetos de lei e o parecer do TCE das contas da prefeitareferente a 2017 foram aprovados. Apenas o vereador Pedro Sopa votoucontra o parecer.


Blog do Jordan Bezerra