Os trabalhos na Câmara Municipal de Santa Terezinha-PB foram abertos às17h, nesta sexta-feira (16). O presidente Salomão Cordeiro (PP) abriu a sessãoe saudou aos presentes. A vereadora Célia Nicacio está de atestado médico.Pedro Sopa (PSDB) a gradeceu a Deus pela vida. Prestou votos de pesar asfamílias do ex-prefeito Naíde Cabral e Loura. Disse o ex-prefeito Naíde fezmuito pelo município e inclusive no Lajedo. Vereador Pedro colocou umrequerimento que pedi instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CIP),pois segundo ele, a prefeita Terezinha de Zé Afonso só está beneficiando osseus correligionários, fazendo politicagem.

Também disse que não existeprestação de conta sobre os poços. Disse que a Câmara é lugar discutirpolítica e não ataques pessoas. Afirmou que continua faltando remédio nafarmácia, infelizmente. Lamentou porque Santa Terezinha não realizou o JoãoPedro. Reclamou que dia dos PAIS não teve nada. Afirmou que: “a cidade táabandonada, os outros gestores faziam algo, mas a gestão atual não faz nada,é triste”.

A gestão atual só pensa em meia dúzia. “A pior gestão do Brasil é ade Santa Terezinha”. Mas tiro o chapéu o povo de Santa Terezinha que prefeitosó dura 4 anos.A vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) falou sobre a morte do ex-prefeitoNaíde Cabral dizendo que ele contribuiu bastante com o desenvolvimento domunicípio. Parabenizou a Prefeitura e a Secretaria de Assistência Social pelotrabalho desenvolvido com os idosos. Informou que esta ação leva alegria eimpede os idosos de ficarem depressivos.. Parabenizou o secretário deEducação, Osvambergh Oliveira que conseguiu colocar a Educação doMunicípio em Destaque e conseguiu desbloquear recursos da antiga gestãoque estavam travados. Destacou que ultrassonografias obstétricas foramzeradas e parabenizou o trabalho do médico Rui Filho. Disse que a populaçãoestá observando o trabalho e lamenta que a oposição só faz criticar e não veros acertos.

Menon Ayres (PROS) prestou voto de pesar ao ex-prefeito Naíde Cabral, sobreos problemas dos poços, mesmo recebendo críticas é nosso dever fiscalizar asirregularidades. Porque dá por meio defender a gestão, mas a situação não reconhecer as coisas boas que foram feitas por outras gestões. O povo nóscobra com as coisas erradas. Lista das cestas básicas, quem está recebendo?É um saber quem está sendo beneficiados. 3 anos sem João Pedro, algo quefoi prometido na campanha, é uma vergonha. O ex-prefeito Arimateia fez maisde 30 dias de festas favorecendo o comercio local. Pedi fardamento da EscolaPedro Soares e até agora nada.Vereador Lila (PSB) se agostou o voto de pesar ao ex-prefeito Naíde Cabral.Apresentou um requerimento, que pedi da gestão o recolhimento das máquinasconseguida no PAC, que estão no distrito de Santa Gertrudes, que volte para omunicípio de Santa Terezinha.Zé Nilton (PR) falou sobre à morte do ex-prefeito Naíde Cabral dizendo que foium grande político e administrador. Para o parlamentar, Naíde foi o prefeitoque mais fez obras em Santa Terezinha. Desejou os seus sentimentos aosfamiliares. Sobre a administração municipal disse que na medida do possíveldiante da crise financeira nos pequenos municípios, a gestão está com opagamento dos servidores em dia e a recuperação das estradas 90%concluídas. Relatou que a prefeita Terezinha de Zé Afonso está passando pordificuldades na gestão porque não tem o apoio de deputados.

 
O líder da oposição Francisco Bezerra (PSB), apresentou voto de pesar ao ex-prefeito de Naíde Cabral, disse que Naíde prestou relevantes serviços aomunicípio. Agradeceu aos seus colegas de oposição, que escolheu ele comolíder do bloco de oposição. Falou da importância a união política paraconseguir uma ambulância do SAMU, junto ao deputado Hugo Motta, umapropositura dele que os demais vereadores abraçaram. Pediu explicação ondeforam gastos mais 900 mil reais. Sobre o pleito de Pedro Sopa para investigara perfuração os poços município. Apresentou um requerimento paraImplantação do Ensino de Libras no âmbito do Município. O ensino de línguade sinais é considerado importante, nas escolas para surdos.

O vereador Edcarlos Soares (DEM) falou sobre a morte do ex-prefeito NaídeCabral dizendo que ele contribuiu bastante com o desenvolvimento domunicípio. Desejou os seus sentimentos aos familiares. Comunicou que aPrefeitura vai providenciar o conserto da retroescavadeira. Falou sobre oencontro dos vereadores de Oposição e disse que se reúnam para fazer o bem. Pediu aos colegas que façam politica em 2020. Disse que tem remédio naFarmácia e se faltou acredita que o medicamento não está na RelaçãoNacional de Medicamentos Essenciais (Rename). Relatou que a gestãomunicipal não tem perseguição política e que a prefeita Terezinha de ZéAfonso já ajudou correligionários do ex-prefeito Arimatéia Camboim. Sobre acriação da CPI que investiga a perfuração de poços, o vereador disse que étempestiva e que as pessoas da zona rural têm sede e não querem saber deformalidade e de burocracia.

 O presidente Salamão Cordeiro (PP) saudou a todos. Se acostou aos votos depesar pelo ex-prefeito Naíde Cabral. Mesmo sempre adversário político dele,Naíde sempre se manteve respeito. Comemorou a recuperação da saúde davereadora Célia. Disse que surpreendeu a sessão onde vereadores perderam ocontrole. “Falhei, pois não tomei as medidas necessárias na oportunidade, masagora todos já estão avisados, não permitirei tais agressões verbais”. Sobre ospoços o ex-prefeito Rui Pontes fez 31 poços e não houve problema porquetodos foram regulares. Agora sem projeto, sem regularidade não é permitido,por isso a instalação da CPI. Quanto o comentário da vereadora Lidianny quealegou teve cheques sem fundo da gestão anterior não procede. Falta demedicamento continua e a reclamação é grande. Prometeu o João Pedro e nãofez, isso é fato. Lembrou que apresentou um projeto de lei, pedindo explicaçãoe reiterou com um requerimento para saber despesas separadas dos gastosdos recursos e emendas custeio, pois é obrigação da gestão fornecer essesdados. Outro requerimento pediu o extrato bancário do dinheiro do leilão doscarros. Outro solicita a despesas separadas dos gastos dos recursosfinanceiros das emendas de custeio.


Blog do Jordan Bezerra