A sessão ordinária foi aberta pelo presidente da Câmara municipal de Santa Terezinha-PB, Salomão Cordeiro (PP), às 17h15 desta sexta feira (24). No início houve um minuto de silêncio, em homenagem ao ex-vereador Manoel Alves Felipe, mais conhecido por Véi de Buda, a pedido do vereador Edcarlos. Foram apresentados votos de pesar pelas famílias de Véi de Buda, Antônio Brejeiro, Vandinho e dona Luzia.
O vereador Pedro Sopa (PSDB) se acostou aos votos de pesar. Fez um discurso duro, cobrando honestidade dos políticos, disse que existem muitos funcionários fantasmas em todo o Brasil, inclusive em Santa Terezinha-PB. “Existe farra com o dinheiro público não é só aqui, que tem gente ganha e não trabalha, mas em quase todo Brasil. Isso porque falta gestão”, afirmou Pedro. O parlamentar disse que prestigiou a sessão em Patos, do dia 20, que tratou sobre a saúde dos hospitais da Morada do Sol. “Situação tá complicada, em Patos estava faltando até dipirona”. Sobre a Reforma da Previdência escutou dizendo que o Brasil estava quebrado, mas falta gestão no Brasil. Citou o exemplo de Patos-PB, classificou como desgoverno, já em Colatina-ES, o prefeito Sérgio Meneguelli (MDB), é exemplo de gestor. Disse que muitos prefeitos e vereadores no Brasil querem a prorrogação do mantado até 2022. Por fim disse que o vereador tem que ter coragem fiscalizar e denunciar os erros do gestor. “Não podemos ser omissos”.
Vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) criticou o discurso de alguns políticos que falam, mas não vivem a prática da honestidade. “É muita hipocrisia viu, falar e não viver, pois existe gente que ganha, porém sem trabalhar”. Por fim parabenizou a prefeita Terezinha de Zé Afonso (PSDB) pelo parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado (TCE), referente ao primeiro ano de governo 2017. Lidianny finalizou dizendo que sempre ficará do lado da prefeita e não de vereador.
O parlamentar Menon Ayres (PROS) se acostou aos votos pesar. Disse quando os vereadores de oposição fazem critica, muitos acham ruim, porém são criticas construtivas, que visa somente melhorar o município. Cobrou as fardas para os alunos da escola Pedro Soares. Lamentou os funcionários no município e disparou: “não é hoje essa prática”. Criticou água da CAGEPA, segundo ele, está ruim, e pediu que a prefeita abastecesse os órgãos públicos; escolas, posto de saúde com água mineral, ou de cisternas.
O vereador Zé Nilton (PR) se acostou aos votos de pesar apresentados. Lamentando as percas de Vandinho de Cabo Marcolino, Véi de Buda. Comemorou o ‘fim’ da empresa GERIR, no comando da Maternidade e Hospital Regional de Patos. Parabenizou a prefeita Terezinha pela contas ‘aprovadas’ pelo TCE, do ano de 2017. Por fim agradeceu a gestora por ter iniciado os roços nas estradas vicinais do município.
O parlamentar Francisco Bezerra (PSB0 se acostou aos votos de pesar. Disse que Vadinho era um homem de fé. Lamentou também a páscoa do ex-vereador Véi de Buda, que foi vereador (1983-1988). Disse que participou da festa do Lajedo “bem organizada”. Criticou água da CAGEPA: “tá muito ruim, esperamos providências da CAGEPA, pois quem não pode comprar mineral sofre para tomar aquela água”. Pediu que a prefeita coloque água boa, nos órgãos públicos. Cadê o São João daqui ? Falta organização, pois Malta faz e bem feito, São Mamede, Catingueira. Criticou o abandono no Loteamento Vale do Sol,; mato, fedentina e muriçoca. O pior que isso tudo fica 50 metros da escola Pedro Soares. Parabenizou a gestora pelas contas ‘aprovadas’ pelo TCE. Disse que espera uma consciência do povo, na escolha dos seus representantes em 2020. Por fim convidou todos para participar da 4ª grande Cavalgada do município, que será realizada dia 09 de junho, saindo do Loteamento Jardins do Lago, já o encerramento da Cavalgada será no sítio Riachos dos Barros, na quadra de Macena., onde haverá o forró com Edilson sanfoneiro e Matéia do forró
O líder da prefeita Edcarlos Soares (DEM) se acostou aos votos de pesar apresentados. Sobre a denuncia de funcionários fantasma no município afirmou: “ninguém pode falar nesta Casa sobre funcionários fantasmas, pois essa prática é antiga no município”. Parabenizou a gestora pelas suas contas ‘aprovadas’ pelo TCE. Disse que era sinal que a prefeita está no caminho certo. Destacou os serviços do roço e recuperação das estradas que estão sendo feitos. Por fim disse que vai levar a gestora e aos secretários as reclamações dos sues pares. Apresentou um requerimento pedindo explicação da CAGEPA, sobre a má qualidade da água de Santa Terezinha-PB.
O presidente Câmara Salomão Cordeiro (PP) se acostou aos votos de pesar, de modo especial o ex-vereador Véi de Buda, que contribuiu para o bem do município. Criticou a Reforma da Previdência, assim como a manifestação que o governo Bolsonaro , classificando um ato contra os poderes Legislativo e Judicial do Brasil. A situação está complicada. Disse que a prefeita ouvisse mais Poder Legislativo, ela errava menos, pois vereadores não torcem contra a gestão. Parabenizou a gestora pelas contas ‘aprovadas’, uma prática vinda desde prefeito Dr.Rui. Mas destacou que as contas da prefeita tiveram várias ressalvas feitas pelo Tribunal. Afirmou que não entendeu bem a fala da vereadora Lidianny, quando falou sobre funcionários fantasmas. Para ele, funcionário bom é que trabalha e atende bem o povo. Reclamou a falta constante de medicamentos na farmácia básica. Por fim parabenizou o governo do estado da Paraíba, pela ferramenta democrática, que é Orçamento Democrático (ODE). Disse que o governo do estado está tentando resolver a problemática da saúde nos hospitais, onde, está semana teve reuniões e audiência pública na cidade de Patos.
Blog do Jordan Bezerra