Os trabalhos legislativos foram abertos às 17h, pelo presidente Salomão Cordeiro (PP) nessa sexta-feira (29).

O vereador Lila (PSB) lamentou a ausência da população nas sessões e, sobretudo, nas audiências públicas. Também cobrou a presença do secretário de Agricultura, Marlos Lúcio. Disse que a população tem uma parcela de culpa, pois tem que economizar água. Pediu a prefeita para fazer o tapa-buracos com as máquinas no loteamento Vale do Sol como também o carro do lixo passar lá. Por fim denunciou que a prefeitura negou um carro a uma pessoa do município, dizendo que tinha que pedir direto a prefeita.

Pedro Sopa (PSDB) falou sobre a audiência pública para debater a situação do manancial do Capoeira, disse que não ficou nada concreto. Citou que o povo não está preocupado com o tema porque não participaram da reunião. Entretanto, os vereadores e a prefeita estão preocupados.  Pediu   a  prefeita que ative os poços. Falou sobre a administração do ex-prefeito Rui Pontes informando que foi um dos melhores gestores e que continua ajudando como médico ao povo de Santa Terezinha. Por fim parabenizou a Associação da Santana e na oportunidade foi cobrada a passagem molhada entre o respectivo sítio e a comunidade Queimadas, além da reforma da caixa d’água situada vizinha a casa de Fitito. Participou do aniversário de dona Alice que completou 85 anos e estiveram presentes o deputado estadual Dr. Érico Djan e políticos locais. Apresentou o Requerimento nº 11/2019 que solicita a reforma da passagem molhada no sítio Lagedo.

Francisco Bezerra disse  que esteve em Patos prestigiando a visita do Ministro de Saúde, Luiz Mandetta, no Hospital do Bem. Destacou o trabalho do deputado Hugo Motta na área da saúde. Pediu operação tapa-buracos para os transportes escolares. Disse que negaram um carro para a senhora que ia fazer uma cirurgia. Reclamou que continua faltando medicamento na Farmácia Básica. Apresentou dois requerimentos, um pedindo a reforma da Praça Frei Damião. Outro solicitou da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), a limpeza do sangradouro do Capoeira e também as estacas de medição. Por fim, parabenizou o Blog do Jordan Bezerra pela matéria de Capoeira.

O vereador Menon (PROS) pediu a prefeitura para colocar tubulação em um dos acessos da escola Pedro Soares, porque quando chove fica difícil transitar. Solicitou lâmpadas para a Rua José Simões. Disse que está faltando torneiras, que estão entupidas na lavandeira  e também mato. Sobre a audiência pública discordou da Cagepa, onde disse que a água de Capoeira dava até dezembro, mesmo sem chover. Pediu a limpeza do manancial. Cobrou a instalação dos poços.  Por fim pediu lâmpadas para o cemitério, foram colocadas, mas já estão queimadas. Disse que Hugo Motta está à disposição na problemática do Capoeira.

O vereador Zé Nilton (PR) disse que a questão das cirurgias eletivas na região é grave e se o governo do estado solucionar este problema será uma ação louvável. Pediu a Prefeitura a reativação dos poços artesianos situados na cidade.

O líder da prefeita, Edcarlos Soares (DEM), em relação  a audiência pública para debater a situação do manancial do Capoeira, a classificou como sem ações concretas. Afirmou que o superintendente da Cagepa mentiu. Relatou que o Blog do Jordan Bezerra esteve no reservatório e publicou imagens bem diferentes da realidade dita pelo superintendente. Sugeriu uma campanha de conscientização do uso racional da água, ação de divulgação feita pela Prefeitura e pela Cagepa. Relatou que participou com a prefeita Terezinha de Zé Afonso da II Conferência Municipal da Pessoa Idosa. Visitou com a prefeita a Delegacia de Polícia que possui várias salas, dentre elas, uma sala para o atendimento do delegado e afirmou que será instalada internet naquele setor. Voltou a falar que o deputado federal Wellington Roberto (PR) irá destinar o valor de R$ 280 mil para a obra de um portal até o Centro. Citou a emenda do senador José Maranhão (MDB) para a reforma da Praça Frei Damião. Apresentou o Requerimento nº 15/2019 que solicita o carro fumacê para fazer a pulverização das ruas.

O presidente Salomão Cordeiro (PP) avaliou a audiência pública como positiva com as autoridades da Cagepa. Frisou que os Poderes municipais estão preocupados com a situação de Capoeira. No entanto, a população não compareceu. Pediu ativação dos poços, contudo a caixa d’água de plástico desgasta rápido. Concordou com Zé Nilton em relação às poucas cirurgias eletivas na época de RC. Sobre a solicitação do tema Segurança Publica, disse que recebeu resposta dos órgãos de segurança, que afirmaram que estão sendo intensificadas as rondas da patrulha rural e também as Blitzen. Por fim, pediu um mata-burro na passagem  do sítio de Bosco Camboim.

 

Blog do Jordan Bezerra