Os trabalhos legislativos foram abertos pelo presidente da Casa, Francisco Bezerra (PSB), na tarde desta sexta-feira (09), às 17h15, na Casa do Povo de Santa Terezinha-PB. Todos os vereadores compareceram à sessão.

No uso da tribuna, o vereador Pedro Sopa (PSDB) agradeceu a Deus pela vida. Disse que passadas as eleições, “agora, Bolsonaro é presidente de todos e vamos torcer para ele acertar”, afirmou Sopa. Disse também que os governantes são funcionários do povo. “O povo está sabendo votar, ou seja, sem receber dinheiro. Esperamos essa consciência também nas eleições municipais de Santa Terezinha em 2020. Classificou a Audiência Pública sobre segurança como positiva e disse que espera mudança muito em breve. "A prefeitura precisa ajudar, embora esteja passando por crise financeira". Por fim, disse que os vereadores de Patos dão mau exemplo só brigando e, pouco produzindo.

O vereador Zé Nilton (PR) disse que a Audiência Pública foi positiva e torce que possa dar frutos. Sobre a crise atual na gestão, afirmou que a prefeita tem capacidade de superá-la se tiver coragem de cortar na carne, pois têm setores onde só está gastando, no município é preciso melhorar. “Faltam só dois anos para o término da gestão. Tem que cortar na carne para o bem dela”, garantiu o vereador.

A vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) disse que a prefeita vai fazer o possível para ajudar na problemática da segurança pública, embora reconheça que o município esteja passando por crise financeira. “A gestão vai superar essa crise, agora precisa saber onde está gastando muito para poder melhorar” afirmou Lidianny. Por fim, apresentou um Projeto de Lei, que concede o título de cidadão Santerezinhense ao professor e maestro Joaquim Soares Neto, conhecido popularmente por Joaquim do Clarinete. Seu Joaquim foi professor da Escola Estadual Professor João Noberto, no período (1987-1994) e ainda é autor dos hinos da cidade e do João Noberto.

Salomão Cordeiro (PP) destacou a importância da Audiência Pública, disse que espera que seja colocado em prática para o bem do município, e que o delegado compareça no município pelo menos um dia por semana. Reconheceu que o prédio da delegacia não tem condição de funcionamento, mas afirmou que a gestão vai melhorar e, equipar com computador e impressora. Lamentou a pouca presença da população na Audiência. Disse que o município está passando por uma grande crise, pois está gastando muito, a exemplo da folha de pagamento inchada com mais de 600 reais. “Até seus apoiadores já estão, agora, reconhecendo a crise que passa a gestão; tem problema na saúde e nos transportes, pois diminuiu em dois dias a ida do pessoal doente para João Pessoa”, contou Cordeiro. O vereador Lila (PSB) pediu uma à parte e, disse. "Os transportes estão sucateados, até lâmpadas estão faltando, a gestão está indo para o fundo do poço”. Por fim, Salomão afirmou que a gestão atual vivia criticando o ex-gestor, e agora está pior, pois cobrando combustível até dos pacientes doentes. O ex-prefeito Arimatéia Camboim, pelo contrário, colocava dinheiro do seu bolso, em quatro anos foram quase 1 milhão de reais que ele doou ao município.

O líder da prefeita, Edcarlos Soares (DEM), disse que Audiência Pública foi interessante, e garantiu que a gestão vai fazer o possível, e que espera também que as autoridades policiais façam a sua parte. Quanto à crise financeira no município falou: “É preciso cortar na carne e enxugar a máquina”.  O vereador Lila fez uma parte, e sugeriu que a prefeita fosse a Rádio Conexão e contasse a verdade ao povo. Edcarlos gostou da ideia de Lila. O líder rebateu o vereador Salomão, quanto à cobrança de combustível para o pessoal doente. “Isso não existe”. Disse que a gestão consertou o Ar-condicionado da Van e, quanto aos ônibus a gestão vai consertar. Sobre o bloqueio das contas, foi um erro do Bando do Brasil, o setor jurídico está solucionando. Por fim, disse que mesmo perdendo as eleições, Benjamin Maranhão e Cássio Cunha Lima vão disponibilizar 222 mil cada para construção de calcamento no município.

O presidente Francisco Bezerra (PSB) fez um pequeno relato sobre a Audiência Pública. “Foi positiva, esperamos o comprometimento de todos para melhorar”. Fez algumas cobranças à gestão. Pediu um bebedouro para o Ginásio de Esporte, pois muitas crianças praticam esporte lá, mas não têm água para beber. Disse que o Ginásio não está bem cuidado. Solicitou da gestão que aguasse as plantas no centro da cidade, pois estão morrendo. Reivindicou uma cobertura para os transportes do município. “Deixá-los ao relento acaba tudo”. Disse que a gestão passa por dificuldade financeira, no entanto, existem alguns casos inadmissíveis, a exemplo de uma pessoa que recebe 1.500 reais, só para tirar extrato bancário. É preciso contenção de gastos. Sugeriu que a prefeita Terezinha de Zé Afonso (PSDB) dê exemplo e reduza seu salário, que é atualmente é de 16 mil. A gestão deve priorizar as ações, por exemplo, carros que transportam os doentes para hemodiálise e os portadores de câncer. Parabenizou a gestão pelo conserto do ar-condicionado da Van. Parabenizou o Padre Daniel Leite pela sua ordenação no último dia 08.  Convidou os munícipes para 21 de novembro às 19h na Igreja Matriz a Ordenação Presbiteral de Dartagman Noberto, que será o 3º padre filho de Santa Terezinha. Por fim, apresentou um requerimento que pedi a gestão construção de Pontos de Ônibus para os estudantes que ficam as margens da BR-361.

 

Blog do Jordan Bezerra