Os trabalhos legislativos foram abertos pelo presidente da Casa, Francisco Bezerra (PSB), na tarde desta sexta-feira (26), às 17h05, na Câmara Municipal de Santa Terezinha. Francisco apresentou votos de pesar à família de Ronaldo Porfírio, Dona Mundinha, João Bié e Otília. Não compareceu à sessão a vereadora Célia Nicácio. 

Quem primeiro fez o uso da tribuna foi o líder da prefeita, Edcarlos Soares (DEM), que se acostou aos votos de pesar citados pelo presidente, e também lamentou a morte de Márcio Carreiro, que tinha uma parceria com a prefeitura de Santa Terezinha. Destacou que a gestão iniciou as construções das barragens subterrâneas nas Comunidades de Várzea Alegre, Aroeiras e na Quixaba. O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) conseguiu duas cisternas. Falou sobre a eleição presidencial, que ainda está indeciso. “Pois o Bolsonaro é esquisito e Haddad tem o histórico do PT de muita roubalheira, mas não quero votar em branco, talvez vote no PT pela primeira vez na minha vida”, afirmou Edcarlos. Pediu ao novo presidente que olhe de forma especial para áreas da educação e da saúde no Brasil. Por fim, parabenizou o governador Ricardo Coutinho (PSB) por entregar o tomógrafo para o Hospital Regional de Patos. Apresentou requerimentos pedindo mata-burros para as Comunidades de Aroeiras e Porcos.

O vereador Zé Nilton (PR) se acostou aos votos de pesar apresentados. Lamentou as perdas de Dona Mundinha, viúva do ex-vereador Pedro Soares, e de Márcio Carreio. Quanto ao pleito de 2018, está satisfeito, pois seu candidato Wellington Roberto tirou quase 600 votos. "Dr. Rui está muito agradecido ao povo de Santa Terezinha". Sobre a gestão de Terezinha disse: “Nós sabemos que Terezinha não tem feito obras grandes para o município, mas coisas pequenas que são necessárias para o município. Na medida do possível ela vem trabalhando por Santa Terezinha”, afirmou o vereador. 

O parlamentar Salomão Cordeiro (PP) se acostou aos votos de pesar apresentados. Lamentou um roubo de celular em Santa Terezinha, de mão armada. "A Câmara deve cobrar mais uma vez, fazendo outra audiência pública com os responsáveis. Está ocorrendo de certa maneira omissão da polícia local. Sobre o matadouro municipal disse: “Vai ser resolvido em parte, pois vai ser demolido o matadouro”. Haja vista que não é obrigação do município fazer um novo matadouro, contudo é obrigação da gestão fiscalizar o abate dos animais”. Lamentou o corte da energia de alguns prédios da prefeitura.  “Pedimos mais um cuidado da gestão em relação à energia de alguns prédios público, inclusive da prefeitura que teve energia cortada, paralisando os serviços. É preciso mais zelo pela coisa pública, pois é constrangedor para a gestão”, afirmou Salomão. Por fim, pediu que a gestão ajeitasse o ar-condicionado da Van que vai para João Pessoa, pois o calor é grande e faz 6 meses que está quebrado. Destacou a vitória do trabalho de RC, o povo reconheceu o brilhantismo da gestão do mago. Sobre o 2º turno para Presidente, temos que votar no menos ruim, que é o PT.  

Pedro Sopa (PSDB) se acostou aos votos de pesar. Agradeceu a Deus pelo dom da vida, que no último dia 19 de outubro fez mais um ano de vida. No segundo turno o povo está meio desanimado. O voto é uma “arma” para a democracia. A política tá muito suja, cheia de mentiras, que bom que está acabando. Disse que Haddad é fraco, prova disso foi quando foi prefeito de São Paulo, e Bolsonaro não tem experiência. Afirmou; “os EUA colocaram um doido e tá dando certo lá, aqui também dá certo”. Sobre a segurança tá um cãos. “Hoje a polícia não tem mais moral. A culpa em grande parte é porque a Lei é frágil, precisamos de reforma do Código Penal urgentemente”, contou Pedro. Por fim, pediu sensibilidade à prefeita para consertar o ar-condicionado da Van.

A vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) se acostou aos votos de pesar apresentados. Destacou o excelente trabalho da doutora Fernanda, na área de odontologia. Pediu uma audiência pública sobre a segurança, e que também venha às escolas participar do debate. Disse que a prefeita Terezinha de Zé Afonso visitou em Brasília, os gabinetes dos políticos que foram votados em Santa Terezinha buscando recursos. Por fim, parabenizou Côca de Valdim, que fez mais um ano de vida. 

Menon Ayres (PROS) se acostou aos votos de pesar. Sobre o matadouro, esse problema vem se arrastando até hoje. Sobre o 2° turno disse: "o que está em jogo é o Brasil, e não é um partido”. “Lula foi quem mais fez pelo Nordeste, isso é fato”. Por isso, os ricos são contra, mas os pobres não, porque foram beneficiados. 

O presidente Francisco Bezerra (PSB) agradeceu a Deus por mais uma sessão. Pediu ao líder da prefeita que ajeite a iluminação do cemitério público, haja vista que muitas visitas serão realizadas à noite, devido o forte calor, até porque o Dia de finados está próximo. Em relação ao matadouro municipal, foi uma medida necessária por parte do Ministério Público. Que o setor privado possa fazer um matadouro novo para não prejudicar os marchantes e o povo. Sobre o 2º turno, disse que os candidatos não são os melhores, mas não posso ficar sem votar. “É preciso votar em defesa da democracia. Devemos votar em prol das Instituições democráticas, para o bem do Brasil. PT teve seus erros, mas fez muito pelos pobres”, afirmou o presidente. Parabenizou a gestão por conseguir um trator completo para ajudar aos agricultores. Por fim, apresentou um requerimento que pede a implantação da insalubridade para o pessoal da saúde nos  dois PFS.

 
Blog do Jordan Bezerra