Os trabalhos legislativos foram abertos pelo presidente, Francisco Bezerra (PSB), na tarde desta quinta-feira (11), às 17h10, na Câmara Municipal de Santa Terezinha. Francisco apresentou votos de pesar à família de Amilton de Antônio Honorato. Não compareceram à sessão os vereadores Salomão e Zé Nilton, mas justificaram.
A vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) fez um agradecimento em nome do grupo Gayoso aos eleitores que votaram em seus candidatos. Destacou a vitória de Daniella Ribeiro para o senado e garantiu que ela vai trazer um trator completo e uma Van para o município. Registrou também a votação expressiva no município em favor de Benjamim Maranhão (MDB), porém lamentou porque ele perdeu a eleição. Quanto à derrota para o governo ela disse: “Nós respeitamos a escolha do povo por João Azevedo, pois o governador RC trabalhou muito por Santa Terezinha, portanto foi o reconhecimento”. Por fim, fez duras críticas ao ex-gestor Arimatéia Camboim. “A gestão dele foi desastrosa, pois deixou salários atrasados, mais de 300 mil reais de cheque sem fundos e muitas dívidas com os fornecedores”, afirmou a Lidianny.
Menon Ayres (PROS) agradeceu a votação obtida pelos seus candidatos: João Azevedo (PSB), Hugo Motta (PRB), Nabor Wanderley (PRB) e Veneziano, afirmou que todos eles estão satisfeitos, sobretudo João que tirou uma votação expressiva de 1911 votos (56,94%), já Zé Maranhão( MDB) ficou com 1317 votos (39,24%) . “Foi o reconhecimento e o coroamento da gestão de Ricardo Coutinho (PSB) que fez muito pelo nosso município”, afirmou Menon.
O líder da prefeita, Edcarlos Soares (DEM), pediu desculpa aos seus pares por ter perdido duas sessões seguidas. Segundo ele, foi por motivos justos, pois estava visitando o povo do município. Fez uma pequena análise do pleito de 2018 em Santa Terezinha. “Essa eleição foi um termômetro pra gestão, e posso afirmar que estamos regulares”, disse o vereador. Ao mesmo tempo em que lamentou o comportamento do ex-prefeito Arimatéia, que veio de última hora pegar carona na vitória de João e, que fez um discurso político já pensando em 2020, ao invés de pensar em ajudar o município. “Ele (Arimatéia) perdeu a oportunidade de ficar calado, pois deixou salários atrasados e várias dívidas com fornecedores, portanto ele não tem moral de falar mal da gestão de Terezinha de Zé Afonso (PSDB)”, afirmou o parlamentar. Disse também que era para a gestão ter apoiado o governador. “Me arrependo de nosso grupo não ter votado no governador, foi um erro nosso, pois RC fez muito pelo município e por isso foi ‘coroado’ pelo povo com uma votação avassaladora”, contou Edcarlos. Por fim, falou da vitória de Dr. Érico (PPS), deputado estadual eleito e que foi majoritário com a votação de 1208 votos. É um médico bom, amigo e tem serviços prestados no município. “Teve vez que o próprio Zé Afonso colocou o número dele na chapa e riscou o nome de Mineral. O povo queria votar nele”, disse Edcarlos. Em relação ao 2° turno para presidente disparou: "Tá complicado, pois Haddad é muito fraco e Bolsonaro é louco”.
O presidente Francisco Bezerra (PSB) disse que a Paraíba fez um gesto de democracia no último domingo (07) na paz. “RC foi ‘coroado’ aqui com essa grande votação dada a João, pelo seu grande trabalho no município” disse Francisco. Quando João passou aqui na oportunidade falei da reforma do Colégio João Noberto é uma bandeira minha, e ele me garantiu que fará. Afirmou que Veneziano, Hugo e Nabor mandaram mensagens de agradecimentos ao povo pelos votos recebidos. “Nesse pleito eu andei 80% do município e vi muita carência do nosso povo, a gestão precisa ajudar mais” contou. Sobre o 2° turno para presidente comentou que “Haddad não é santo, mas é a única opção, pois Bolsonaro é contra a democracia e as mulheres. “A política deve ser feita pensando no povo”, afirmou. O processo eleitoral deste ano foi atípico. O povo não queria votar em quem votou contra o povo nas reformas, mas queria renovação, prova disto foi a mudança de 75% no senado e na Câmara foram eleitos menos da metade. O povo está saturado da política velha. Parabenizou Dr.Érico pelo sucesso no pleito”, disse Francisco. Por fim, disse que Hugo Motta (PRB) prometeu atender a seu pleito no que tange a Caixa D’água da Santana. Também disse que vai focar junto com seus pares para a reformulação do Regimento Interno da Casa e da Lei Orgânica do município.
Pedro Sopa (PSDB) agradeceu a Deus por mais uma sessão. Sobre o pleito de 2018. “O povo votou certo, o povo é quem tem ‘poder’ de colocar e tirar. Veja o senador ‘Cássio desceu na enchente’. Temos que respeitar a vontade do povo. O pobre é quem conduz o Brasil, o rico faz só contar dinheiro”, afirmou Pedro. RC e Dr. Érico deram estouro de votos, pois o povo queria votar e reconhecer, quem trabalha, Deus ajuda. Por fim, criticou fortemente alguns do grupo Gayoso que falaram mal dele, porque ele sentou-se à mesa da oposição. “Sou um vereador independente e não devo satisfação a nenhum político. Ainda mais sou amigo de Francisco, Davi e Arimatéia, todo mundo. Outra coisa, eu não aceito ciúme nem de minha mulher, imagine de político. Aceita que dói menos”, afirmou o vereador. Por fim, disse que se a gestão da prefeita não mudar, não será reeleita, mas ainda tem tempo para ela acertar, pois ainda faltam 2 anos para a eleição de 2020.
Blog do Jordan Bezerra