Os trabalhos legislativos foram abertos pelo presidente, Francisco Bezerra (PSB), na tarde dessa sexta-feira (28), às 17h15, na Câmara Municipal de Santa Terezinha. O presidente apresentou votos de pesar à família de Zé Timóteo e Dos Anjos, viúva de Chicão Serafim.  Não compareceram à sessão os vereadores Edcarlos e Lidianny.

O vereador Pedro Sopa (PSDB) agradeceu a Deus pelo dom da vida. Falou que: “os vereadores devem ter compromisso com o povo, quem os colocou aqui foram eles”. Sobre a política local, disse que andou nas casas pedindo voto, mas não tá fácil. “O povo anda desacreditado com os políticos. Infelizmente ainda existem muitos votos de cabresto nas cidades pequenas”, afirmou Pedro. “O certo é o povo votar consciente, pensando no próximo e não só em si. Vamos votar certo, para não virarmos uma Venezuela”, disse o vereador. Por fim, garantiu que ninguém pode ameaçar ninguém para votar em seus candidatos. Ratificou seu voto em Welington Roberto (PR)  e Dr. Érico (PPS). Foi perguntando se votava no senador Cássio, Pedro disparou; “Não voto em corrupto”.

O parlamentar Zé Nilton (PR) se acostou aos votos de pesar apresentados. Afirmou que votaria favorável ao parecer do Tribunal de Contas do Estado, referente às contas do ex-prefeito Arimatéia Camboim, dos exercícios de 2015 e 2016. Por fim, parabenizou a prefeita pela realização do campeonato de futebol e também por ela entregar nesse domingo 30 a Unidade Básica de Saúde (UBS) no Bairro Pedregal.  

O vereador Menon Ayres (PROS) disse que cada um vota no que é melhor para o município. “Eu voto no candidato de Ricardo Coutinho pelo trabalho que o governador fez aqui, da mesma forma, que voto em Nabor e Hugo, porque trabalharam muito por Santa Terezinha”, afirmou Ayres. Menon fez uma denúncia contra a prefeitura, segundo ele, o pessoal do Mini Shopping que já tem seus lotes, definidos estão sendo ameaçados, caso não votem nos candidatos da prefeita, de perderam os lotes (Box). “Quero dizer aos proprietários dos lotes, que a Câmara não vai permitir à gestão tirar eles de lá, é lei e os direitos deles já estão garantidos em cartório”, contou Menon. “A gestão anda nas casas do povo, pedindo voto e ameaçando, caso não vote nos deles, vão tomar até as feiras dos mais carentes, é muita falta de humanidade”. Eles andam pregando a mentira, oferecendo os empregos da escola João Noberto e do Hospital Infantil, espero que o povo não caia nesse papo deles. O dinheiro do custeio só foi investido 20% e o resto?

O presidente Francisco Bezerra (PSB) agradeceu a Deus. Disse que é importante mostrar serviço ao povo, pois isso, não cancelou a sessão de hoje.  “Povo merece respeito, pois são eles quem paga a gente”. Falou que as contas do ex-prefeito Arimatéia serão apreciadas e aprovadas pela Câmara, haja vista que o parecer do Tribunal de Contas do Estado é favorável. Francisco reclamou de uma galeria de esgoto em frente à casa de Zé Marcelino, pois a fedentina é grande lá. Criticou a enfermeira Cláudia, que tratou muito mal o senhor Kikia, que está operado faz 5 meses depois de um  acidente de moto. “Ela ganha 4 mil reais, é funcionária pública, tem obrigação de tratar bem o povo”, afirmou o presidente. Disse que o deputado Hugo garantiu que vai atender seu requerimento, no que tange à construção da Caixa D’água da Santana. Afirmou que a gestão só gosta do dinheiro do custeio, vai verificar a prestação de conta desse dinheiro. Falou para o povo ficar esperto com falsas promessas. “Não acreditem em quem já promete e ameaça e, não cumpriu nem 10% das promessas de campanha”, contou Bezerra. Por fim, disse ao pessoal do Mercado de Artesanato que podem ficar tranquilos que os vereadores de oposição vão defender eles. Por fim, parabenizou os quatro times finalistas do campeonato. Convidou os vereadores para participarem da festa da padroeira e a inauguração da Escola técnica em Patos, em 1 de Outubro, às 10h. RC fez muito por Patos e região.

Salomão Cordeiro (PP) se acostou aos votos de pesar. Disse que começa com uma notícia triste, vendo na internet que a gestão vai atrasar os salários dos professores que deveriam receber dia 30, agora vão receber só dia 10. “Falta planejamento, falta gestão” afirmou Cordeiro. Só vivia criticando a gestão passada e, agora com menos de 2 anos, já nessa situação. A gestão passada deixou dinheiro em caixa, valor de 450 mil só pra folha. “Prova é que, as contas do ex-prefeito Arimatéia, tiveram todas as quatro contas, com  parecer favorável do Tribunal de Contas”, contou o vereador.  Reafirmou que quem fechou a Biblioteca Municipal foi a atual gestão. “O que houve em 2015, na gestão passada, foi o encaminhamento do acervo bibliográfico da Biblioteca Municipal para as duas escolas Pedro Soares e Santa Terezinha, mas não fechou definitivamente, a Biblioteca foi fechada em 2017”, garantiu Cordeiro. Segundo ele, a professora Salete trabalhava lá e confirma essa história. Disse que não é salutar transferir responsabilidade pra outra gestão, e assim, negligenciar na educação do município. Criticou com veemência as falsas promessas no qual chamou de “baboseira”.  Promessas fake new e as ameaças por votos. Já prometeram empregos do João Noberto e Hospital Infantil  como fizeram na época da eleição municipal  e não cumpriram nem 10%”, expressou o parlamentar. Quanto aos lotes do Mercado de Artesanato, disse que se for preciso vai acionar o Ministério Público, pois é um direito adquirido. Afirmou que o campeonato teve porque é ano eleitoral. Quanto a inauguração da UBS, Chico Badu, espera humildade e dignidade da gestora, que fale na inauguração quem trouxe a verba, o deputado Hugo Motta (PRB) na gestão de Arimatéia.  “Agora, onde está o dinheiro do custeio da saúde, será que estão confundido o bolso público com o bolso pessoal? “Esse é rumo certo da gestão”? Por fim, disse quem fala de RC deve está com insanidade, pois nos últimos 30 anos, foi quem mais fez por Santa Terezinha. 

No final, foi votado o parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado, das contas do exercício 2015 e 2016, do ex-prefeito Arimatéia Camboim. A Câmara aprovou por Unanimidade. Célia e Lila não usaram a tribuna. 

 

Blog do Jordan Bezerra