Foi realizada, nesta sexta-feira (3), a sessão ordinária na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Terezinha (PB). O presidente Francisco Bezerra (PSB) abriu os trabalhos às 17h15.

O vereador Zé Nilton (PR) parabenizou a gestão municipal pela instalação da escola no Assentamento Aroeiras. Destacou as emendas parlamentares que foram enviadas ao município pelo deputado federal Wellington Roberto (PR). Destacou o Mutirão da Saúde, realizado nessa sexta-feira na Unidade de Saúde Familiar Francisco de Lima Pontes (PSF 2), com atendimento básico. Foram feitos 50 exames de ultrassonografias entregues 50 próteses dentárias e foram feitas as moldagens de 110 próteses que serão entregues no dia 13 de setembro.

Na tribuna, o vereador Pedro Sopa (PSDB) destacou as emendas parlamentares que foram enviadas ao município pelo deputado federal Wellington Roberto (PR). Agradeceu a Fátima Ayres por ter conseguido cirurgias para o povo santerezinhense. Ele citou que ela faz essas ações por amor. Falou que o Brasil vive uma mordomia nos setores da Política e do Judiciário e que o próximo presidente vai ter que lutar bastante para aprovar os projetos no Congresso, pois atualmente alguns políticos têm feito da Política balcão de negócios. Informou que o município tem 2.404 imóveis e 10% não têm escrituras. Sugeriu que as pessoas com terrenos há mais de cinco anos façam o usucapião e possa colaborar com o IPTU ajudando a cidade a desenvolver. Parabenizou a gestão municipal pela instalação de uma sala de aula no Assentamento Aroeiras.

O vereador Salomão Cordeiro (PP) fez críticas à gestão com relação às obras, afirmando que trabalham uma semana e ficam dois meses parados. Em relação ao requerimento que ele havia apresentado na última sessão, ele cobrou uma murada por trás do mercado de artesanato que está sendo construído, em que ele afirma que algumas pessoas estão usando o local para o uso de drogas e para a prática de prostituição. Também criticou a saúde do município, além de denunciar sobre uma pessoa que recebe da prefeitura o valor de 1.550,00 reais para retirar extratos bancários em Patos. Salomão falou que essa atividade não precisa mais de alguém que a faça, já que o sistema do banco oferece esse serviço gratuitamente por site ou aplicativo.  Quanto ao INCA, ele afirmou que a prefeitura não tem necessidade de fazer publicidade para o órgão, pois este é federal, e que as ações do órgão deveriam ser feitas diretamente com a população, pois está parecendo politicagem. 

O vereador Menon (PROS) respondeu ao vereador Pedro, que sempre valoriza a honestidade de seus deputados, dizendo que é mais honesto do que os outros, sendo que todos são iguais. Citou o escândalo da sanguessuga (operação realizada, em 2006, que investigou fraudes em licitações na compra de ambulâncias). Onde, Wellington Roberto (PR) que criou o escândalo e foi mais votado na época. Lembrou que 80% dos deputados atuais ganham de novo. Disse que suas reivindicações junto à gestão são pedidos do povo, e quando atentem aos pedidos, ele agradece. Contudo afirmou que a oposição merece mais respeito. Por fim disse é fácil culpar os vereadores, dizendo que não fazem nada. Mas quem acompanha os trabalhos, e sabem que os vereadores e trabalhadores de oposição trabalham, afirmou.

O vereador Francisco Bezerra (PSB) no uso da palavra comentou sobre a festa de Catingueira, parabenizando o prefeito da cidade, Dr. Odir, pelo evento. Indagou também o líder da prefeita sobre quando seria o João Pedro da cidade de Santa Terezinha, haja vista que a prefeita afirmou que seria em 10 ou 11 de agosto. O líder disse que não teria condições de ocorrer o evento, pois, caso acontecesse, os funcionários ficariam sem salário. O presidente  falou que não era bem verdade pois Catingueira, Mãe D’água, Teixeira, Malta e muitos outros municípios fizeram o João Pedro e não houve atraso de salário. Ele falou que na prefeitura não há equilíbrio financeiro, pois têm algumas dívidas públicas e particulares a serem pagas. Fizeram propaganda enganosa na época de Arimatéia, dizendo que o João Pedro de Santa Terezinha seria bem maior, mas que esta era mais uma propaganda enganosa da gestora. Ele também lamentou que os recursos financeiros no valor de 990 mil reais estão intimidando as pessoas a irem pedir à Prefeita para que as pessoas se comprometam a votar no candidato dela, pessoas inclusive portadoras de câncer. Mas a prefeita falou que só liberaria os recursos se as pessoas fossem falar com ela na casa dela, para que a pessoa se convertesse. O vereador falou que isso não era correto, tendo em vista que este dinheiro é de todos e não tem cor partidária, e a prefeita tem obrigação de oferecer ajuda às pessoas carentes. Teceu críticas ao INCRA do município que foi convidado para um evento e no momento não teve oportunidade de entregar o requerimento aprovado pela casa legislativa ao superintendente do INCA. Então ele pediu ao Vereador Pedro Sopa para entregar. Na mesma semana um membro do assentamento fez críticas aos vereadores da oposição dizendo que os recursos da casa iriam vir, mas que quem foi o benfeitor foi a prefeita e não vereadores de oposição. Ele disse que era o papel dos vereadores cobrar em prol do povo, independentemente de partido e que não iria ser intimidado por algumas pessoas que bajulam prefeitos e critica vereadores.

O Vereador Edcarlos Soares (DEM) falou que o município recebeu a fiscalização de técnicos do PMAQ nas Unidades de Saúde da Família 1 e 2 e a visita foi feita com sucesso, destacando-se a infraestrutura e o atendimento. Destacou ainda a instalação de uma sala de aula na sede do Assentamento Aroeiras e que no próximo ano os alunos estudarão na escola, que passará por reformas. A escola está desativada há 17 anos. O pedido de instalação da instituição é dos moradores. O parlamentar citou que a reivindicação foi solicitada pela comunidade na gestão do ex-prefeito Arimatéia Camboim, em 13 de abril de 2013. Entretanto, não foi atendida. Destacou o trabalho do deputado Benjamim Maranhão (MDB) para Santa Terezinha. Informou que o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) destinará uma emenda para calçamento no valor de R$ 270 mil. Comunicou que as reformas no posto de saúde e a escola no Assentamento Dom Expedito foram concluídas e em breve será reformado o posto de saúde no sítio Quixaba. Por fim, reforçou falando do  Mutirão da Saúde realizado nessa sexta-feira, na Unidade de Saúde Familiar Francisco de Lima Pontes (PSF 2).

 

Blog do Jordan Bezerra com informações do Portal Santa Terezinha