O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Terezinha-PB, Francisco Bezerra (PSB), abriu os trabalhos legislativos às 17h desta sexta-feira, 21 de julho, da sessão ordinária. Expressou os votos de pesar pelas famílias enlutadas de Francisca de Luiz Batista, Tota Serafim e Gracinha Soares.

O primeiro a usar a tribuna foi o vereador Pedro Sopa (PSDB) agradeceu a Deus por voltar ao trabalho. “Temos que agradecer a Deus pela vida”. Disse que foi bem prestigiada tanto pelo povo e muitos políticos na festa da Comunidade Capesa. Em relação à política, expressou que o povo é soberano na hora de escolher. “O povo é quem manda, pois tem poder de escolher”. Por fim, agradeceu a Fátima Ayres pelos serviços prestados ao povo de Santa Terezinha na área da saúde. 

O parlamentar Zé Nilton (PR) se acostou aos votos de pesar apresentados. Disse que vários deputados federais estão ajudando ao município e merecem um voto, mas destacou o trabalho e o posicionamento do deputado federal Wellington Roberto (PR) que vota em projetos que beneficiam a população de Santa Terezinha. Por fim, disse que a prefeita está fazendo o possível pelo município, e que espera consciência do povo na hora de votar. 

Durante o seu discurso, a vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) fez dois questionamentos ao presidente da Casa: sobre um funcionário da Câmara que ganha 1.600 (mil e seiscentos reais) e também reclamou dos gastos com combustível do carro da Câmara. Fez o convite à população para prestigiar a vinda do Superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária(INCRA–PB), Francisco Rinaldo Maranhão de Figueiredo, que estará em Santa Terezinha (PB) dia 21/07 às 15h, no Ginásio Municipal.  A vereadora agradeceu o trabalho do deputado federal Benjamim Maranhão (MDB) pelas verbas destinadas ao município. Pediu ao governador Ricardo Coutinho (PSB) que disponibilize ônibus para a atual gestão. Solicitou o apoio dos seus pares nesse pleito. Por fim, afirmou que a prefeita Terezinha de Zé Afonso (PSDB) está sendo a melhor prefeita dos últimos anos para Santa Terezinha.

Salomão Cordeiro (PP) lamentou as perdas citadas pelo presidente, e também lembrou a morte do ex-vereador de Catingueira, Segundo Fausto.  Criticou com veemência um caso de saúde no município que, segundo ele, uma criança ia para o hospital Sarah Kubitschek, em Fortaleza (CE), no início de julho, fazer exames especializados, contudo a prefeita cobrou da criança o dinheiro do combustível da volta, em média 400,00 (quatrocentos reais) naturalmente, que família pobre não pode custear e a criança doente perdeu os exames. O vereador repudiou a atitude da gestão, e disse que estranhou, pois o município já recebeu verbas parlamentares só para custeio da saúde,  relativas a 992 mil reais, classificou o ato como mesquinhez, covardia e falta de sensibilidade. Ele indagou: “a saúde voltou? Onde? Cadê a promessa da gestão de não cobrar combustível de ninguém? Cobrou de uma criança e na área essencial que é na saúde, lamentável”. Os exames da criança foram remarcados para novembro. Cobrou a retomada das obras, do mercado e da quadra. Já faz 1 ano e 7 meses da atual administração e nada de obras. Parabenizou o ex-prefeito Arimatéia Camboim que teve suas contas aprovadas no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Disse que o ex-presidente Lula é injustiçado, mas amado pelo povo. Rebateu as críticas da vereadora Lidianny ao governador, quem mais fez por Santa Terezinha e pela Paraíba. Agora a gestora tem que solicitar ônibus ao Estado e é função dela. Por fim, apresentou um requerimento, onde pede o fechamento do muro da antiga coragem no centro da cidade, pois o local está abandonado e servindo para prática de sexo e uso de drogas.  

O vereador Menon Ayres (PROS) agradeceu ao diretor de Transporte, Lomar Nascimento que disponibilizou o carro para pegar um paciente em Taperoá. Agradeceu em nome de Fátima Ayres aos que ajudam à saúde de Santa Terezinha. Disse que o tanto de dinheiro que tem a saúde do município deveria ajudar mais, sobretudo as pessoas mais carentes. Em relação ao ônibus para pedir o governador tá faltando diálogo entre Ricardo e a prefeita. “Ricardo é arrogante, é prepotente, mas é trabalhador”. Criticou o deputado federal Wellington Roberto (PR), segundo ele, não é “santinho”, mas é prepotente mais que o governador e foi quem criou a Sanguessuga (operação realizada, em 2006, que investigou fraudes em licitações na compra de ambulâncias). Por fim, apresentou um requerimento que pede a construção de um trecho de calçamento da Rua Terezinha Ferreira de Oliveira que dá acesso à BR-361.

O presidente, Francisco Bezerra (PSB), agradeceu a Deus pela volta aos trabalhos, ao mesmo tempo disse que o recesso foi bom para visitar muitos amigos. Disse que conta com seus pares para a Câmara produzir bem nesse semestre de eleições. Falou que escutou a entrevista do secretário de agricultura, Marlos Lúcio e ficou feliz, pois o secretário anunciou que as barragens subterrâneas serão construídas daqui para dezembro, atendendo a um pleito do vereador. Francisco respondeu as críticas da vereadora Lidianny Medeiros, que questionou sobre o salário do funcionário da Câmara que, que recebeu 1.600,00 reais. O presidente explicou que esse valor foi porque o servidor recebeu o adiantamento do 13º; sobre o gasto do combustível do carro falou que está normal, pois a gasolina está muito cara. Disse que a vereadora devia trabalhar mais e não ficar com politicagem.  Desafiou qual a Câmara na Paraíba que tenha uma locação de carro mais barato que Santa Terezinha. Parabenizou o ex-prefeito Arimatéia Camboim e toda sua equipe, que tiveram suas contas aprovadas pelo TCE, e afirmou: “esse é ficha limpa”. O vereador lembrou que a prefeitura tem quase 30% de contratado por excepcional interesse público, ou seja, 60 pessoas. Ministério Público Estadual e o Tribunal de Contas do Estado estão investigando essa situação e já pediu esclarecimento da gestora. Caso não regularizem pode se tornar um processo de Improbidade Administrativa. O parlamentar alertou e cobrou da gestão o pagamento das parcelas, haja vista que têm 3 parcelas em atraso, no que tange, a contrapartida do município do Seguro Safra, beneficiará cerca de 370 agricultores. Por fim, apresentou um requerimento para o INCRA disponibilizar recursos financeiros para construir casas no Assentamento Aroeiras.

O líder da prefeita, Edcarlos Soares (DEM), convidou a comunidade para prestigiar a vinda do Superintendente, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA – PB), Rinaldo Maranhão. Respondeu às críticas do vereador Salomão, em relação às obras do Mercado de Artesanato e Quadra de Esporte. Afirmou que elas já foram retomadas. Já sobre a crítica da saúde, que foi cobrado o combustível da criança ir a Fortaleza, o que houve foi um mal-entendido, pois o município tem dinheiro em caixa para subsidiar essa despesa. Garantiu que a prefeita tem um bom coração e não ia negar tal pedido.  Por fim, falou dos avanços na parte da saúde do município como; 90 pequenas cirurgias, vários exames de eletrocardiograma no município e foram realizados mais de 500 exames de ultrassonografia desde 2017 até o mês de junho deste ano. A vereadora Célia Nicacio e o vereador Lila Nascimento não fizeram uso da tribuna. Foram votados e aprovados três requerimentos.


Blog do Jordan Bezerra