Sessões

  • A Câmara de Vereadores realizará nesta Sexta-feira (24/11) Sessão Ordinária, no Plenário Francisco Corcino de Lucena, a partir das 17:00 hs.
    13/11/2017 09:44

Câmara de Santa Terezinha aprova as contas do ex-prefeito Arimatéia Camboim

Sessão Ordinária aconteceu na tarde da sexta-feira do (13), na Casa Geraldo Luiz Camboim em Santa Terezinha-PB. O Presidente Francisco Bezerra (PSB) abriu os trabalhos às 17h05 e na ocasião, apresentou os votos de pesar aos familiares de José Dantas Lúcio (Miúdo) e Lindoval Paulino (Baxii), na presença dos nove vereadores que representam a casa.

Quem fez o primeiro uso da tribuna foi o vereador Pedro Sopa (PSDB), agradecendo a Deus e os presentes pelo momento e unindo-se ao presidente nos votos de pesar às famílias enlutadas. Falou da importância do Projeto da criação coordenação da Defesa Civil no Município, lamentou a crise que vive a prefeitura citando algumas vezes a falta de material para conclusão de serviços simples, manifestou a necessidade da visita semestral da gestora à câmara, para prestação de contas à população.

A vereadora Lidianny Medeiros (PSDB), agradeceu os presentes e falou da importância dos representantes dos assentamentos assistirem às sessões, como no presente momento. Citou o Kit Escolar e fardamento entregue pela gestora e por fim, disse que já foram feitas 90% das estradas do município, que foram recuperados alguns “mata-burros” e também acrescentou que a oposição reconhecesse os acertos da gestão, como por exemplo, as cirurgias que vem sendo realizadas através do município, pois só criticam.

O vereador Zé Nilton (PR), lamentou as percas e destacou que Baxii e Miúdo, eram pessoas queridas na cidade. Continuou seu discurso, demonstrando seu apoio ao Outubro rosa e relatou que o vereador Menon foi infeliz ao criticar Dr.Ruy, pois, esse faz muito pelo município há anos.

O presidente Francisco Bezerra (PSB), Saudou a todos e seguiu seu discurso parabenizando à luta dos assentamentos no município e anunciando que vai lutar junto ao deputado Hugo Motta (PMDB), para conseguir um trator equipado para servir os três assentamentos, pela importância que agricultura familiar tem para o município. Disse que reivindicar e fiscalizar são prerrogativas do vereador e que não irá se omitir com os problemas do povo. Solicitou do Secretário de Agricultura Marlos Lúcio, agilidade na conclusão das barragens subterrâneas, haja vista, a proximidade do inverno e apresentou um requerimento que solicita do INCRA a recuperação da barragem agrícola do Assentamento Dom Expedito.

O presidente Francisco, indagou ao líder da prefeita se é possível adquirir carros para saúde, com o dinheiro das emendas parlamentares já creditados na conta da prefeitura para custeio da saúde. Parabenizou o Pe. Sebastião e todas as pastorais pelo sucesso da festa, felicitando crianças e professores, pelos os seus dias. Apresentou um Projeto de Lei que denomina nome da Rua: José Alves de Medeiros (Galego da ambulância), ex-vereador que tem muitos serviços prestados ao município. Dispôs um requerimento que pedi à gestora que envie um Projeto de Lei que conceda insalubridade, para os profissionais da saúde do PSFs (Médicos, odontólogos, ACD, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Atendentes e Auxiliares de Serviços Gerais). E por fim, cobrou da prefeita à realização do Campeonato de Futebol de Campo, haja vista, que foi uma promessa de campanha, solidarizando-se ao pleito dos atletas do município. O vereador apresentou também, um voto de repudio a Senadora Maria do Carmo Alves (DEM/SE), que pediu o fim da estabilidade ao servidor público.

O vereador Salomão Cordeiro (PP), também deixou votos de pesar as famílias. Valorizou a proposta do presidente Francisco, que apresentou um Projeto de Lei que denomina o nome da rua em homenagem a Galego da Ambulância ex-vereador do município, pois, segundo Salomão Galego fez muito por Santa Teresinha e a homenagem é justa. Citou o caso de uma senhora conhecida por Maria de seu Chagas do sítio Várzea Alegre, veio à farmácia básica buscar remédio e fralda para seu filho adulto que é doente, foi mal tratada e para agravar não tinha o que veio buscar. O vereador repudiou veementemente esse comportamento, pois ela já sofre muito com seu filho e casos como os dela são de prioridade, por tratar-se de sobrevivência da pessoa não deve faltar. Com relação ao projeto que implanta a Defesa Civil, classificou de importante para o município, pediu apenas que a gestão fique atenta para não perder os convênios. Parabenizou a entrega do Kit Escolar e alertou que foi tarde e incompleto pela falta do short. Por fim, disse que o Mercado de Artesanato precisa ter continuidade para o dinheiro ser liberado, segundo Salomão, foram concluídos pouco mais de 45% e quando chegar aos 50% será liberado mais uma parcela do dinheiro que está na Caixa Econômica. Declarou seu apoio ao Outubro Rosa e parabenizou o Padre e os missionários pelo sucesso da festa da Padroeira, Santa Terezinha.

O parlamentar Menon Ayres (PROS), saudou os presentes e iniciou o seu discurso pediu providências da gestão em relação aos esgotos da cidade, disse que Dr.Ruy pedi votos quando chega às eleições para deputado e cobra os favores prestados em troca de votos para o seu deputado. Portanto, não está trabalhando de graça e ainda recebe pelas cirurgias feitas no município. Relatou que na cidade tem pessoas que são beneficiadas e por isso não querem ouvir criticas, mas é função dos vereadores fiscalizar os erros e buscar solução junto à gestão, “o povo nos cobra! E o trabalho não vai parar por causa de meia dúzia”. Parabenizou a entrega do kit escolar, com ressalva diante da falta do short e estendeu seus parabéns a Assistente Social pelas explicações, e cobrou que a mesma incluísse ao quadro, famílias carentes que ainda estão sem ser assistidas pelas cestas básicas. Pra finalizar, parabenizou as crianças e os professores.

O líder da prefeita Edcarlos Soares (DEM), saudou a todos deixando seus votos de pesar as famílias, por suas perdas e instituiu sua fala com a importância do Projeto da Defesa Civil, pois vai ajudar muito ao município, sobretudo com os “carros-pipa”. Quanto a crítica feita pelo vereador Salomão, disse que vai apurar e que “não passa a mão na cabeça de ninguém, se houve erro, vou avisar a prefeita”. Lamentou muito a queda do FPM, pois só no mês Setembro caiu em 300 mil reais, e isso gerou alguns atrasos de pagamentos à exemplo do salário da prefeita, secretários, alguns funcionários e fornecedores. Só de INSS, foram descontados 140 mil reais de uma só vez, o que prejudicou muito as contas da prefeitura. Para concluir, disse que “não é só choradeira minha, mas é uma realidade”. E ainda, que espera melhorar os repasses do FPM para poder melhorar as coisas na gestão. Agradeceu ao deputado Hugo Motta, pelo trabalho por Santa Terezinha.

A Câmara aprovou por unanimidade as contas do ex-prefeito Arimatéia Camboim, referente ao ano 2014. Todos acompanharam o parecer do TCE, que foi favorável aprovação das contas do ex-gestor, juntamente com os projetos e os requerimentos, todos foram aprovados. A próxima sessão será realizada dia 27 de Outubro do corrente ano.

Compartilhe:

Mais Imagens


Clique para ampliar

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados. - Acesso ao SubmitCMS