Santa Teresinha - quinta, 24 de maio de 2018

Vereadores de Santa Terezinha reivindicam conserto de ônibus para estudantes

07 de maio de 2018

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Santa Terezinha foi aberta pelo presidente, Francisco Bezerra (PSB), às 17h15min dessa sexta-feira (04). Ele apresentou votos de pesar para as famílias de José Nilton Sales e do ex-vereador José Alves de Amorim (ZÉ DE BEZINHA), falecido no último dia 27 de abril; e também lamentou a morte trágica do jovem Oriosvaldo Silveira.  Todos os vereadores compareceram à reunião.

O vereador Pedro Sopa (PSDB) agradeceu a Deus por mais uma sessão. Acostou-se aos votos de pesar do presidente. Fez uma pequena análise da política local, onde disse: “os vereadores não precisavam receber salário, contudo não iam ajudar ninguém”, garantiu o vereador. Fez uma reclamação pertinente em relação ao ônibus que transporta os estudantes à Patos, pela manhã: “falei com o motorista, o veículo está com o braço da direção preste a cair. Muito perigoso, nós não podemos aceitar essa situação”, firmou Pedro. Ainda disse que vai falar com a prefeita para solucionar esse problema. Lamentou tanto escândalo na politica estadual, se referiu aos casos de funcionários fantasmas como: da filha do senador Maranhão, do Irmão do Governador Ricardo Coutinho e de Lucélio Cartaxo.   Por fim, solicitou uma passagem molhada para a Comunidade Queimadas, que dá acesso a Santana.

A vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) parabenizou a senhora prefeita pela reunião com os motoristas, que ganharam fardamentos. Ela disse que a prefeita valoriza o desporto do município, prova disso foi a parceria público-privada entre a Prefeitura e a empresa de materiais esportivos Carreiros, que estão reformando o estádio o Gayosão. A inauguração será em 20 de maio com um torneio de futebol com premiações para o 1º colocado (troféu e R$ 800), 2º colocado (troféu e R$ 400), goleiro menos vazado (um par de luvas) e artilheiro (uma chuteira). Destacou a instalação das câmaras de segurança na cidade. Afirmou que Ricardo Coutinho não doou nenhum ônibus para Santa Terezinha. Por fim se acostou a reivindicação do vereador Pedro sobre o conserto do ônibus.

O vereador Zé Nilton (PR) se acostou os votos de pesar apresentados. Disse que a situação do ônibus não é aceitável. Garantiu que a crise nos municípios é grande, mas mesmo assim a prefeita está trabalhando no que pode ser feito. “Tem coisas erradas e muito para ser feito, mas a gestão faz o que pode nessa crise”, afirmou o vereador. Sobre o projeto do Assentamento Nego Fuba disse que vai ser aprovado. Por fim, disse que Dr. Ruy Pontes vem realizando pequenas cirurgias no município.

Menon Ayres (PROS) disse que o projeto do Assentamento Nego Fuba será votado e aprovado. “O que precisa é ouvir o povo de lá, para saber de fato suas necessidades. Quero saber se as verbas serão aplicadas corretamente”, comentou Menon.  Por fim, disse que ônibus devem ser consertados, pois é um perigo para os estudantes. Citou que a gestão atrasou por 5 dias os salários dos professores. Reclamou também do ônibus da Santana que está atrasando. Disse que o cidadão deve cobrar também da gestão, e não só esperar pelos vereadores.

Salomão Cordeiro (PP) justificou sua ausência na última sessão. Se acostou aos votos de pesar apresentados. Falou da impotência da lei Ficha Limpa para a sociedade. Salomão criticou sua colega Lidianny (PSDB)  na sua fala, quando disse que o Governador não trouxe nenhum ônibus para Santa Terezinha. “Vossa excelência foi muito infeliz ao dizer que o Governador Ricardo Coutinho não trouxe ônibus para nossa cidade: na verdade, ele presenteou Santa Terezinha com 5 ônibus, dois na gestão do ex-prefeito Davi e 3 com Zé de Arimatéia, é preciso correr atrás, nada cai do céu”, afirmou Cordeiro.  Ainda disse: "quem mais ajuda a gestão é uma oposição responsável, como a nossa, que mostra as falhas e aponta as soluções”. Por fim garantiu que não é contra o projeto do Assentamento de Nego Fuba, mas quer clareza no projeto, sobretudo no que tange ao memorial descritivo do projeto, que ainda não recebeu.

O líder da prefeita, Edcarlos Soares (DEM), se acostou aos votos de pesar apresentados. Defendeu o projeto do Assentamento Nego Fuba, contudo disse que não é conivente com erros. “O projeto na forma que está é complicado, pois tem que remanejar recursos do orçamento do matadouro. No entanto, temos que encontrar uma solução, não podemos perder a verba de 610 (seiscentos e dez mil reais)”, afirmou Soares. Sugeriu ao presidente uma sessão extraordinária para um debate sobre o projeto. O presidente concordou com o pedido. O vereador disse também, que a prefeita está caminhando bem, falou da recuperação dos mata-burros, e destacou o das Queimadas. Falou sobre a limpeza das ruas, ressaltou o sistema de monitoramento com câmeras que foi instalado nas principais ruas da cidade. Em relação à problemática do ônibus, citado pelo seu colega Pedro, ele disse que vai leva à senhora prefeita Terezinha de Zé Afonso (PSDB) com urgência.

O presidente Francisco Bezerra (PSB) parabenizou a Banda Doce Chamego pelos 15 anos de estrada. Lamentou a morte do jovem e prestou seus sentimentos à família. Disse que vai a João Pessoa mais seus colegas reivindicar melhorias para o município. Quanto ao cenário político do país, “não é bom, mas não podemos generalizar”. Disse que muitos políticos se escondem por trás do Foro Privilegiado: “sou a favor que acabe o Foro Privilegiado”. Na politica local expressou: “É complicado fazer política aqui em Santa Terezinha, você não pode ajudar a todos, aí às vezes tem que dizer um não” disse o presidente. Reclamou da demora na marcação de alguns exames no município. Pediu a construção de calçamentos, haja vista o crescimento da cidade. Solicitou a abertura de uma rua que dá acesso ao campo de Futebol até o posto Médico Chico Badú. Apresentou um Projeto de Lei, que determina que toda receita, requisição e laudo médico seja digitalizado no município para evitar erros de interpretação do farmacêutico para com o médico. Pediu a recuperação da quadra de voleibol e futevôlei e  roço nas entradas das estradas vicinais que dão acesso a BR-361. Por fim agradeceu à gestora que consertou o mata-burro das Queimadas.

 

Blog do Jordan Bezerra