Santa Teresinha - quinta, 19 de abril de 2018

Vereadores de Santa Terezinha reivindicam melhorias para o município

09 de abril de 2018

A sessão ordinária foi aberta pelo presidente Francisco Bezerra (PSB), às 17h30min dessa sexta-feira (06/04). O vereador Menon Ayres (PROS), não compareceu à reunião, mas justificou.

 

 O vereador Lila Nascimento (PSB) apresentou votos de pesar ao seu tio, Deda Lolo e a Dona Maria, mãe do Padre Sebastião.  Reivindicou a pintura do Posto Médico e do Grupo Escolar do Assentamento Dom Expedito. Segundo o vereador a prefeita não atendeu nenhum de seus requerimentos. Indagou a gestão sobre dois carros do município que foram para o conserto e até hoje não voltaram. O vereador reivindicou o retorno dos veículos para o município. Por fim disse que o slogan da Prefeitura é: “Estamos no rumo certo”. Lila afirmou, no entanto, que o rumo certo ainda não chegou à Santa Terezinha-PB. “Há muita coisa erra”, finalizou.

 

O parlamentar Pedro Sopa (PSDB) solidarizou-se aos votos de pesar citado por Lila. Disse que Deus é quem sabe a hora e o dia da partida do ser humano. Afirmou que vai trazer os carros para o sucatão, já que o município não tem condição de consertar. Parabenizou a gestão pelo consertou dos três mata-burros. Lembrou que chegaram as lâmpadas para o Assentamento Nego Fuba. Por fim apresentou um requerimento que pede reajuste salarial para o pessoal do SAMU, haja vista que Órgão tinha um subsídio mensal de 13 mil reais, e agora passou para 23 mil, e o pessoal continua ganhando 900 reais. “É preciso fazer justiça com esse pessoal, que presta um relevante serviço ao município”, disse Pedro.

 

Zé Nilton (PR) se acostou aos votos de pesar apresentados pelos seus pares. Disse que era justo o requerimento de Pedro em relação aumento salarial ao pessoal do SAMU. Falou que é justa a condenação do ex-presidente Lula, pois foi no Governo dele que sugiram os escândalos de corrupção no País, tanto do Mensalão e como da Petrobrás. Por fim apresentou um voto de aplauso ao motorista da Van, Oswaldo Oliveira, que viaja diariamente para João Pessoa e às vezes para Recife. Afirmou que Oswaldo é um funcionário público exemplar, que trabalha com amor e é muito bem-quista entre todos de Santa Terezinha.

 

O vereador Salomão Cordeiro (PP) se solidarizou aos votos de pesar apresentados. Disse que o problema com transporte no município continua; esses dias o ônibus dos estudantes da noite foi multado pela Polícia Rodoviária Federal, por falta de uma lâmpada no veículo. O vereador estranhou que foram consertados os três mata-burros da Urtiga, mais rapidamente, em detrimento dos outros, será por que dá acesso a Fazenda do esposo da prefeita? Embora a comunidade de lá mereça muito. Salomão fez fortes críticas à gestão atual e garantiu: “Se não fosse a gestão anterior, tudo estava parado aqui no município, pois não havia veículos rodando, máquinas, obras, portanto criticar o ex-gestor é no mínimo contraditório”, contou Cordeiro. Por fim apoiou o pleito do vereador Pedro, que pediu melhorias salariais para o pessoal do SAMU, haja vista que houve um crescimento de 80% na verba recebida pelo Órgão. Portanto espera que a gestão faça justiça e dê aumento salarial ao pessoal, que presta relevante serviço ao município. Finalizou dizendo que o ex-presidente Lula é injustiçado e perseguido pela justiça e parte da Mídia.

 

O presidente Francisco Bezerra (PSB) iniciou sua fala solidarizando-se com as famílias enlutadas do senhor Deca Lolo e Dona Maria, mãe do padre Sebastião Nóbrega de Santa Terezinha. Disse que Lula fez muito pelo Nordeste, sobretudo para os pobres, só em Santa Terezinha são 881 famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, o que corresponde a uma renda mensal para o município de 240 mil reais. “O ex-presidente está sendo injustiçado, pois nada foi provado contra ele, já contra o senador Aécio Neves e o presidente Michel Temer sim, provaram corrupção, contudo, eles estão soltos”, garantiu Bezerra.

Na política paraibana, destacou o esvaziamento do MDB, onde vários parlamentares deixaram seus quadros como: Senador Lira, e os deputados federais, Hugo Motta, Veneziano Vital e André Amaral, entre outros. Parabenizou o gesto de desapego ao poder do governador Ricardo Coutinho (PSB), que preferiu ficar no cargo para ajudar a Paraíba. Falou que ele fez muito por todo o estado, só em Santa Terezinha foram investidos 6 milhões de reais. Por fim, pediu ao líder da prefeita, Edcarlos Soares, uma passagem molhada na Comunidade da Quixaba, solicitou também a caixa da Santana, um mata-burro na estrada que dá acesso a Cupira. Disse que espera que a prefeita coloque em prática seu Projeto de Lei, que permite o controle populacional dos animais, cães e gatos do município. 

 

O líder da prefeita, Edcarlos Soares (DEM), se acostou aos votos de pesar apresentados. Destacou os trabalhos na secretaria de obras do município, onde foram consertados nos últimos dias, três mata-burros. Disse que as lâmpadas do Assentamento Nego Fuba chegaram. Parabenizou o secretário de Educação Osvamberg Oliveira, que foi à capital do país, Brasília, buscar melhorias para sua pasta, e também foi destravar alguns convênios com o Governo Federal. Citou algumas conquistas da viagem do secretário; destravamento de alguns convênios, promessa de aquisição de dois ônibus e uma Creche modelo.

Criticou fortemente os comportamentos dos vereadores Lila e Salomão, que não andam na cidade, mas só fazem crítica, sem saber dos fatos, e não reconhecem os acertos da gestão. Por fim disse que a gestão está caminhando, contudo não como deveria, devido aos muitos problemas deixados pela a gestão anterior.

 

A vereadora Célia Nicácio (PSB) não fez uso da palavra. Já a vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) se sentiu mal durante a sessão, e pediu para se ausentar da reunião.

 

Blog do Jordan Bezerra