Santa Terezinha - quarta, 17 de janeiro de 2018

Em sessão solene Câmara Municipal resgata 30 anos de sua história

27 de dezembro de 2017

A Câmara de vereadores de Santa Teresinha-PB, celebrou, nesta sexta-feira (22), a sessão solene para homenagear os políticos. O presidente da Casa Geraldo Luiz Camboim, Francisco Bezerra (PSB) abriu os trabalhos às 17h30.

As dependências da Câmara ficaram tomadas, com a presença autoridades, homenageados, familiares e a população, que vieram prestigiar o evento. Compareceu à sessão, Padre Sebastião Nóbrega, o prefeito de Patos, Dinaldinho Wanderley, sua esposa Mirna, que é neta de Geraldo Luiz Camboim, ex-vereador de Santa Terezinha, o prefeito de Santa Luzia, José Alexandre de Araújo (PMDB) (Zezé), os deputados estaduais Antônio Mineral (PSDB), Nabor Wanderley (PMDB) e o deputado federal Hugo Motta (PMDB). A prefeita de Santa Terezinha, Terezinha de Zé Afonso (PSDB), chegou atrasada, pois estava em outro evento na cidade.  Os vereadores de Santa Terezinha marcaram presença

Inicialmente Francisco Bezerra, parabenizou à cidade de Santa Teresinha pelos 56 anos, de emancipação política. Destacou duas figuras ilustres para Santa Teresinha, o Senhor Francisco Rufino de Lucena (Chico Rufino), o fundador da cidade e José Mineu Leite, 1º prefeito nomeado do município.

 

No seu discurso o vereador, o presidente Francisco Bezerra, falou do seu contentamento de realizar esse resgate da história política do município. “Quanto honra o destino reservou-me de puder vivenciar esse momento único e histórico para nossa cidade, hoje registramos um capítulo importante da história política do nosso município, onde haveremos de homenagear, com honrarias homens e versos mulheres de bem, que dedicaram parte de suas vidas na edificação da nossa briosa terra”, descreveu o presidente.

O poeta e declamador José Roberto (Beto) recitou alguns interessantes versos para homenagear os políticos, que tanto ajudaram no desenvolvimento da cidade.

Fora as inúmeras comendas entregues aos ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos e ex-vereadores no período de 1962 a 1992. Houve também à entrega de títulos de cidadão santerezinhenses para: Padre Albertino Barreiros, Dr. Francisco Félix e ao Dr. Marckson Almeida de Lima. O odontólogo Segundo Moisés recebeu uma moção de aplauso. Todos eles agradeceram às honrarias recebidas. Quem foi ovacionado ao receber a honraria foi o Padre Albertino, devido os relevantes serviços prestados à comunidade durante oito anos.

Na sua fala o padre Albertino, se emocionou. “Só tenho que agradecer ao povo de Santa Terezinha, por está nessa cidade, que tanto amo, eu já sabia que tinha amor a essa terra, agora confirmou através desse título de cidadão”, narrou o Padre.

O ex-prefeito Arimatéia Camboim, falou da importância de “acordar” essa história. “Quero dizer que esse evento que o presidente Francisco Bezerra criou foi de tamanha importância para o município, até porque a história precisava ser resgatada, pois estava adormecida” contou Camboim.

 Para o vereador Salomão Cordeiro (PP), disse que aconteceu um lapso da Câmara, nesse período de 30 anos, onde não se guardava à memória política do município. O presidente teve a felicidade de buscar todo esse acervo, algo muito trabalhoso.  “Um evento digno de celebração tanto para os vivos, como os de saudosa memória, pois tanto fizeram para nossa cidade”, ratificou Cordeiro.

O jornalista, historiador e escritor Damião Lucena, que é neto do fundador da cidade Francisco Rufino de Lucena, (Chico Rufino). Foi o mestre de cerimônia do evento. Disse que não pode se descuidar da história, pois caso não faça os registros e os dados, vai acabar memória do município. Parabenizou a iniciativa de Francisco Bezerra.

Hugo Motta, disse que Santa Terezinha, é prioridade e, que vai continuar ajudando o município. Destacou o evento promovido pela Câmara Municipal, na pessoa do presidente Francisco, classificou como muito importante o resgate da história política dessas pessoas que tanto fizeram pela cidade. 

O ex-vereador Jezualdo Pereira Dias, que foi vereador por dois mandatos, é filho saudoso ex-vereador José de Almeida Dias, (Zé de Duda), que foi vereador por três legisladoras. Jezualdo ratificou o seu contentamento de está ali. “Quem não gosta de ser homenageado? Parabenizo Francisco, pela sua iniciativa, pois essas pessoas que passaram aqui deixaram seu legado” afirmou Dias.

 Uma cena que chamou atenção na entrega das honrarias foi à vibração de dois veteranos de Câmara, Manassés Alves de Lima, com 28 anos de vida pública e Raimundo Nonato (Borginho) 24 anos, estavam visivelmente emocionados. 

Coube à primeira- dama de Patos, Mirna Wanderley, representar seu avô Geraldo Luiz Camboim. Ela agradeceu à família tamanha honra, também parabenizou ao presidente Francisco, pelo evento, que resgata à história política de Santa Terezinha. Narrou um pouco da trajetória de vida do seu avô, fez isso, com lágrimas nos olhos.  

O evento foi bastante elogiado pelas famílias de Santa Terezinha, pois deu aos homenageados à dignidade, que até então não tinha. Por fim o presidente fez a inauguração da galeria, trazendo à história à tona nesse período de 30 anos, no qual poucos conheciam, mas agora, todos devem conhecer.  Agradeceu a todos, sobretudo aos funcionários da Casa e os colaboradores. 

 

 

Jordan Bezerra