Santa Teresinha - terça, 19 de junho de 2018

Câmara de vereadores de Santa Teresinha realiza última sessão ordinária de 2017

27 de dezembro de 2017

Poucas pessoas compareceram a Casa Geraldo Luiz Camboim, na tarde da sexta-feira (15), em Santa Teresinha-PB. A última sessão ordinária começou às 17h02, quando o presidente Francisco Bezerra (PSB) abriu os trabalhos, ele apresentou votos de pesar pelas famílias; Daris Rodrigues, Carmelita Oliveira, Lindomar Paulino (Dodó Vaqueiro), Zé Gustavo e José Aprígio (Dezinho). Faltaram à sessão os vereadores Salomão Cordeiro e Célia Nicácio, mas só o vereador Salomão justificou.  

Quem primeiro usou à tribuna foi o vereador Lila Nascimento (PSB) agradeceu a Deus por mais um ano de trabalho. Questionou à Secretaria de Transporte, pois quando entra um motorista de férias, não está colocando ninguém para substituir, o que prejudica o atendimento. Solicitou que a prefeita doasse no mínimo 20 ou 30 cestas básicas às famílias carentes do município. Pediu conscientização da população no uso da água, pois o açude de Capoeira está quase seco. Por fim parabenizou a prefeita pelo I Festival Poliesportivo e, ao presidente Francisco pelo evento do dia 22 de dezembro. Desejou um Feliz Natal a todos.

O parlamentar Pedro Sopa (PSDB) agradeceu a Deus pelo momento. Lamentou por terem poucas pessoas no plenário da Câmara. Parabenizou a diretora Rosilda Lucena, da EMEF Pedro Soares de Almeida pela festa de colação grau. Pedro criticou quem usa as redes sociais para criticar os políticos locais, porém não acompanham os trabalhos legislativos. Disse que é importante a presença do povo na sessão para sabe como anda o trabalho do seu representante. 

Em relação ao apoio ao deputado federal, foi enfático “ninguém manda em meu voto, nem prefeito, nem deputado, só Jesus. O voto de cada vereador deve ser respeitado, pois ninguém é maior na política todos são políticos”, garantiu o parlamentar. Por fim parabenizou a prefeita pelo evento do esporte, contudo espera que o dinheiro do convênio, seja bem investido, pois são 156 mil reais.

Reclamou que fez cinco requerimentos e a prefeita não atendeu nenhum ainda. Apresentou um requerimento que pedi reforma nas cinco escolas da zona rural. Desejou um Feliz Natal a todos.

Lidianny Medeiros (PSDB) pediu desculpa porque não compareceu na sessão extraordinária. Disse que apesar das dificuldades, a prefeita Terezinha Lúcia (PSDB) está no caminho certo. Parabenizou pelo evento poliesportivo, onde teve uma doação do Ministério do Esporte de 156 mil reais, uma emenda do deputado Benjamin Maranhão (SD).

Parabenizou o presidente Francisco pelo evento do dia 22, onde resgata a história dos políticos de Santa Terezinha no período de (1962-1992). Por fim reclamou que na visita do deputado Benjamin Maranhão, só tinha um vereador de situação. Felicitou as secretarias e funcionários da prefeitura. Desejou um Feliz Natal a todos.

O vereador Zé Nilton (PR) saudou a todos. Lamentou que o orçamento de 2018, será menor que o de 2017. Acostou-se aos votos de pesar do presidente. Disse administração da prefeita melhorou, na saúde, educação, a falha era essa área do esporte, mas agora o festival poliesportivo ameniza, considerou à gestão está mais ou menos, apesar da crise.

Parabenizou o presidente pelo evento do dia 22, onde resgata a história de quem fez a Santa Terezinha crescer. Desejou um feliz Natal e um próspero ano novo para todos.

O parlamentar vereador Menon Ayres (PROS) disse que não veio para sessão extraordinária, pois tinha coisas erradas, há superfaturamento em algumas coisas e que não comunga com isso.

Em relação à reforma da previdência, é injusta, pois prejudica só os pobres, e beneficia os ricos, pois perdoa dívidas dos grandes empresários e dos bancos.

Por fim justificou o título de cidadão santerezinhense ao médico Francisco Félix Borges (Dr.Chico) é casado com uma pessoa daqui, sempre está aqui atendendo o povo, é uma pessoa humilde e gentil. Desejou um feliz Natal a todos seus pares e ao povo.

O líder da prefeita Edcarlos Soares (DEM) se acostou aos votos de pesar apresentado pelo presidente. Disse que está sendo feito o tapa - buracos nas ruas, a iluminação foi feita do centro e os bairros. Foi concluída a recuperação dos aparelhos da academia da saúde, falta só à pintura, que logo será realizada. Parabenizou a prefeita Terezinha de Zé Afonso, por ter pagado o décimo terceiro dos efetivos. Apesar da crise, relatou que a gestora está cortando na própria pele, pois é para receber 20 mil reais, contudo só recebe 16 mil, de salário.

Relatou que o assentamento Nego Fuba, vai receber quase 600 mil reais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Sobre os ostros assentamento Dom Expedito e Aroeiras vai vir o Projeto Fomenta Mulher, onde as mulheres terão direito um empréstimo de três mil reais (3.000) e pagará com apenas 600 reais. Falou à importância do I Festival Poliesportivo, que vai beneficiar algumas modalidades.

 

 

Por fim parabenizou o presidente Francisco pelo evento do resgate da História Política de Santa Terezinha. Felicitou a cidade pelos 56 anos, de história. Desejou feliz Natal a todos.

O presidente Francisco Bezerra (PSB) saudou a todos. Parabenizou a prefeita pelo pagamento do décimo terceiro dos efetivos, contudo lamentou a falta de pagamento dos comissionados e contratados. Relatou uma reclamação do senhor Gilvan Soares, pois o senhor pediu à prefeitura um pipa de água e passou mais um mês e veio só meio pipa, Seu Gilvan, pediu também que fizesse um pedaço de estrada, já que, o mesmo é deficiente, mas a máquina não fez.

O presidente fez um resumo do seu trabalho à frente da Casa Geraldo Luiz Camboim. Destacou os 21 requerimentos e os projetos apresentados, na Casa destes frisou; o Projeto de Resolução que reduz o  recesso parlamentar de 90 dias para 60. Citou também, o Projeto de Lei, que visa o controle populacional dos animais doméstico como: cães e gatos. Que a prefeitura faça uma parceria com a Universidade Federal, para dizimar os problemas de saúde no município, ocasionados pelos animais doentes. Como também citou as Sessões itinerantes na zona rural. Relatou as melhoras na Câmara, como compra das cadeiras para os vereadores, adquiriu microfones e recuperou a as cadeiras do plenário da Casa do Povo.

Por fim convidou seus pares e o povo para a sessão solene do dia 22 de dezembro, onde será entregue comendas aos ex-vereadores, vivos e aos familiares daqueles que fizeram à história do Legislativo santerezinhense no período de (1962-1992). Finalizou desejando um Feliz Natal e um abençoado 2018 para todos.